Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5146
Autoria: Gonçalves, Ana Rita Costa
Orientação: Barreiros, José Jorge
Data: 2012
Título próprio: O papel das TIC na escola, na aprendizagem e na educação
Referência bibliográfica: Gonçalves, A. R. C. (2012). O papel das TIC na escola, na aprendizagem e na educação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5146
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação
Professores
Encarregados de educação
information and communication technologies
Teachers
Supervisors
Resumo: O trabalho aqui apresentado, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Comunicação Cultura e Tecnologias de Informação, situa-se na linha das preocupações que nos remetem para a problemática da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no sistema educativo. Seguindo os princípios metodológicos da referencialização, foi desenvolvido um ensaio para organizar e dar sequência à informação adquirida. Através de pesquisa bibliográfica parti para o estudo, tendo como objetivo o estudo do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto escolar e como podem fornecer aos alunos uma maior consolidação no seu ensino/aprendizagem. Abordei igualmente o papel fundamental dos professores, encarregados de educação e órgãos de gestão escolar. A cooperação entre estes três agentes educativos é essencial para colmatar as falhas e rentabilizar as potencialidades das TIC no sistema educativo. Tendo como base este quadro conceptual realizei a projeção de um estudo, a aplicar numa fase seguinte. Procuro conhecer a opinião de professores e encarregados de educação face ao uso que tem sido dado às TIC em contexto ensino/aprendizagem, perspetivando possíveis linhas de atuação.
The work presented here was developed within the framework of the master’s degree in communication, culture and information technologies. It deals with the problem of integration of information and communication technologies (ICT) in education. Following the methodological principles of referencing, an essay was developed to organize and structure the most pertinent information. After bibliographical research I started my work, aiming at the study of the impact of information and communication technologies in school and how they can provide students with grater consolidation of their learning process. I also discussed the key role of teachers, parents and school management. The cooperation between these educational agents is essential bridge the gaps and use the full potential of ICT in the education system. Based on this conceptual framework a further study would be welcome, to be applied in next phase. Gathering information about opinion of teachers and parents about the use of ICT in the teaching/learning context and foreseeing possible lines of action.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_costa_goncalves.pdf827,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.