Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/5096
acessibilidade
Title: Os públicos da capela dos ossos
Authors: Miranda, Ana Paula Ruivo
Orientador: Barreiros, José Jorge
Keywords: Património cultural
Évora
Capela
Públicos da cultura
Património mundial
Cultural heritage
Chapel of bones
Public culture
World heritage
Issue Date: 2012
Citation: MIRANDA, Ana Paula Ruivo - Os públicos da capela dos ossos [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/5096>.
Abstract: Na presente dissertação de mestrado é desenvolvida uma análise sobre os públicos da Capela de Ossos de Évora que desde sempre exerce uma atracção versus horror, sobre os indivíduos. Este estudo foi realizado em dois níveis: um quantitativo, onde foi recolhida a informação de modo a possibilitar uma caracterização dos públicos da Capela dos Ossos; e um qualitativo, onde foram averiguadas as motivações, as expectativas e o balanço da visita. Desta análise, verificou-se que o público que visita este espaço é muito diversificado, tanto em termos de idade, como de formação e de nacionalidade. O que move a maioria é a curiosidade. Os visitantes por um lado são atraídos pela morbidez do espaço, por outro, pelo fascínio que a Capela exerce sobre o ser humano, que o referenciam como um espaço magnífico, único, singular, ou seja, uma obra de arte no seu conjunto. Este é um espaço que leva a reflectir sobre a condição humana, um espaço que deixa marcas que nunca se esquecem.
In this work, we developed an analysis of the public’s Chapel of Bones in Évora which has always accomplished a power on individuals versus horror. Such a study was conducted at two levels: a quantitative one, where information was athered to enable a characterization of the public Chapel of Bones, and a qualitative, where they investigated the motivations, expectations and evaluation of the visit. From this analysis it was found that the public who visits this space is very diverse as far as age, education, nationality are concerned. They are mostly moved by curiosity. Visitors are firstly attracted by the unusual nature of the space. Furthermore, the Chapel spells a fascination on humans bewildering it as a magnificent space, single, singular, a work of art as a whole. It gives them a place to reflect about the human condition, a place that leaves mark and is unforgettable.
URI: http://hdl.handle.net/10071/5096
Designation: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
TESE_FINAL ANA MIRANDA.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.