Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/5060
Author(s): | Gomes, Elisa Maria Alves |
Advisor: | Ferreira, Vítor Sérgio Coelho Costa, António Manuel Hipólito Firmino da |
Date: | 2012 |
Title: | Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 |
Reference: | Gomes, E. M. A. (2012). Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5060 |
Keywords: | Geração artística Memória Consagração História oral Artistic generation Memory Consecration Oral history |
Abstract: | O objectivo principal deste trabalho consiste em compreender de uma forma exploratória
como é que as mudanças sociais e estéticas no sistema da arte português se têm traduzido nas
condições de exercício da crítica, da venda e da criação. Procuro perceber, em particular, de
que forma é que a revolução democrática de 1974 influenciou a obra, a vida e a carreira de
dois galeristas, dois críticos de arte e dois artistas. Coloco a hipótese de estas mudanças terem
sido facilitadas pela transferência de poder de uma geração artística mais antiga para uma
geração artística mais recente, sendo que cada uma delas tem valores éticos e estéticos
característicos e antagónicos entre si. O método utilizado enquadra-se na tradição da História
Oral. Os entrevistados conhecem-se mutuamente, razão pela qual os seus discursos assumem
um carácter intertextual. The main goal of this paper is to understand in an exploratory manner how the social and aesthetic changes in the Portuguese arts system have affected the conditions of the exercise of critic, sales and creation. I seek to understand, in particular, how the democratic revolution of 1974 has influenced the work, the lives and the careers of two gallerists, two art critics and two artists. I begin with the hypothesis that these changes were facilitated by transference of power from an older artistic generation to a more recent one, being that each has different ethical and aesthetical values. The method used is embedded in the tradition of Oral History. The interviewees know each other, which is why their discourses have an intertextual character. |
Degree: | Mestrado em Sociologia |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_elisa_alves_gomes.pdf | 979,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.