Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/5060
Author(s): Gomes, Elisa Maria Alves
Advisor: Ferreira, Vítor Sérgio Coelho
Costa, António Manuel Hipólito Firmino da
Date: 2012
Title: Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974
Reference: Gomes, E. M. A. (2012). Estórias da história: Mudanças sociais e estéticas no mundo da arte Português desde a Revolução de 1974 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/5060
Keywords: Geração artística
Memória
Consagração
História oral
Artistic generation
Memory
Consecration
Oral history
Abstract: O objectivo principal deste trabalho consiste em compreender de uma forma exploratória como é que as mudanças sociais e estéticas no sistema da arte português se têm traduzido nas condições de exercício da crítica, da venda e da criação. Procuro perceber, em particular, de que forma é que a revolução democrática de 1974 influenciou a obra, a vida e a carreira de dois galeristas, dois críticos de arte e dois artistas. Coloco a hipótese de estas mudanças terem sido facilitadas pela transferência de poder de uma geração artística mais antiga para uma geração artística mais recente, sendo que cada uma delas tem valores éticos e estéticos característicos e antagónicos entre si. O método utilizado enquadra-se na tradição da História Oral. Os entrevistados conhecem-se mutuamente, razão pela qual os seus discursos assumem um carácter intertextual.
The main goal of this paper is to understand in an exploratory manner how the social and aesthetic changes in the Portuguese arts system have affected the conditions of the exercise of critic, sales and creation. I seek to understand, in particular, how the democratic revolution of 1974 has influenced the work, the lives and the careers of two gallerists, two art critics and two artists. I begin with the hypothesis that these changes were facilitated by transference of power from an older artistic generation to a more recent one, being that each has different ethical and aesthetical values. The method used is embedded in the tradition of Oral History. The interviewees know each other, which is why their discourses have an intertextual character.
Degree: Mestrado em Sociologia
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_elisa_alves_gomes.pdf979,24 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.