Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/503
Autoria: Monteiro, H.
Lopes, A. F.
Data: 2005
Título próprio: A flexibilidade das estruturas curriculares portuguesas enquanto implicação do Processo de Bolonha nas licenciaturas em Economia: uma comparação com a Europa
Título e número da coleção: Dinâmia Working Paper
2005/47
Palavras-chave: Ensino de economia
Processo de Bolonha
Flexibilidade das estruturas curriculares
Portugal
Europa
Resumo: Neste artigo fizemos uma análise comparativa da estrutura curricular dos cursos de graduação em Economia entre Portugal e as melhores instituições europeias, para o ano lectivo 2004-05. A análise aponta para uma menor flexibilidade das licenciaturas portuguesas actuais face à realidade europeia de referência, exigindo-se a frequência de uma proporção maior de disciplinas obrigatórias e oferecendo um menor leque de disciplinas optativas. O estudo fornece evidências significativas sobre as disciplinas essenciais a incluir na estrutura curricular dos futuros cursos de Economia em Portugal, com duração reduzida a três anos, e sobre o seu carácter obrigatório ou optativo. As conclusões do estudo são comparadas com as recomendações do relatório coordenado pelo Prof. Doutor António Romão sobre a implementação do Processo de Bolonha nas licenciaturas em Economia. Tendo em conta o objectivo presente na Declaração de Bolonha de atingir uma maior compatibilidade e comparabilidade dos sistemas de ensino superior, consideramos ser necessário repensar algumas recomendações deste relatório, nomeadamente no que diz respeito à flexibilidade das novas estruturas curriculares.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-WP - Working papers com arbitragem científica

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