Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5000
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Alexandra-
dc.date.accessioned2013-05-27T08:55:31Z-
dc.date.available2013-05-27T08:55:31Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1647-0893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5000-
dc.description.abstractNo presente paper reflete-se acerca da introdução dos cursos profissionais nas escolas secundárias enquanto medida de política que pretendeu responder a um conjunto de problemas identificados no ensino secundário como as elevadas taxas de abandono e o insucesso escolar e uma oferta educativa pouco diversificada, desconsiderando as diferentes expectativas de públicos escolares também eles diferenciados e impedindo a igualdade de oportunidades. Através de dados oficiais e de alguns estudos de caso identificam-se também os perfis socioeducativos dos alunos que frequentam esta modalidade educativa e discutem-se questões como a desvalorização e a reprodução social associadas a estas trajetórias escolares.por
dc.description.abstractIn this paper we reflect on the introduction of professional courses in secondary schools as public policy that sought to respond to some identified problems in secondary education as high rates of school failure and dropout and undiversified educational provision, disregarding the different expectations of differentiated pupils and constraining equal opportunities. Through official data and some case studies, we also identify the socioeducational profiles of the students who attend this educational route and discuss issues such as social devaluation and social reproduction associated with these educational trajectories.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIES-IULpor
dc.relation.ispartofseriesCIES e-Working Paperpor
dc.relation.ispartofseries143/2012por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectcursos profissionaispor
dc.subjectperfis de estudantespor
dc.subjectreprodução socialpor
dc.subjecttrajetórias escolarespor
dc.subjectpublic policypor
dc.subjectprofessional coursespor
dc.subjectpupil’s profilespor
dc.subjectsocial reproductionpor
dc.subjecteducational trajectoriespor
dc.titleA introdução dos cursos profissionais nas escolas públicas: perfil socioeducativo dos alunospor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedSimpor
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleCIES e-Working Paperpor
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES_WP143_Alexandra Duarte.pdf457,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.