Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4972
Author(s): Martins, Helena Isabel Rodrigues
Advisor: Pena, Maria João
Date: 2012
Title: O agir do assistente social nas equipas de intervenção precoce
Reference: Martins, H. I. R. (2012). O agir do assistente social nas equipas de intervenção precoce [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4972
Keywords: Serviço social -- Social work
Agir profissional
Família
Intervenção precoce
Acting professional
Families
Early intervention
Abstract: A realização deste estudo traduz uma reflexão pessoal e profissional no âmbito da prática profissional do assistente social na área da intervenção precoce tendo como objectivo analisar e discutir, o agir profissional do assistente social e a visão das famílias face a este profissional de Serviço Social e da sua intervenção na Equipa de Intervenção Precoce PIPREM (Projecto de Intervenção Precoce de Reguengos de Monsaraz e Núcleo de Mourão). As metodologias que orientam a presente investigação são de natureza qualitativa, desenvolvida numa lógica indutiva. A técnica de recolha de dados utilizada é a entrevista. Para obtermos os resultados pretendidos recorremos à análise de conteúdo, organizando-os em categorias, apoiadas na articulação entre o teórico e o empírico. As Equipas de Intervenção Precoce integram nos seus quadros um vasto conjunto de profissionais cujas formações académicas são distintas mas que têm o objetivo de intervir de forma transdisciplinar numa lógica centrada na família. A intervenção precoce deve ser encarada como o conjunto de práticas desenvolvidas em rede que procuram respostas para a criança e a sua família. Esta acção implica que a intervenção precoce seja centrada na família, baseada nas redes de suporte social e desenvolvida por equipas interdisciplinares. É orientada para capacitar (criar oportunidades) e fortalecer (dar poder) a família e a criança, apoiando a mobilização de recursos para a satisfação das suas necessidades. Conclui-se que o agir do assistente social resulta de um processo reflexivo na intervenção em articulação com o utente e com as políticas sociais.
This study represents a personal reflection and professional practice within the professional social worker in the area of early intervention aiming to analyze and discuss the act of professional social worker and the vision of families face this professional Social Work and its intervention in Early Intervention Team PIPREM (Early intervention Project Reguengos Monsaraz and Core Mourão). The methodologies that guide this research are qualitative in nature, developed an inductive logic. The technique used for data collection is the interview. To get the desired results appealed to content analysis, organizing them into categories, supported the link between the theoretical and the empirical. The Early Intervention Teams integrate in its staff a wide range of professionals whose academic backgrounds are different but have the objective of intervening in a transdisciplinary logic family-centered. Early intervention should be seen as a set of practices developed network in seeking answers to the child and his family. This action implies that early intervention is family-centered, based on social support networks and developed by interdisciplinary teams. It is geared to empower (opportunities) and strengthen (empower) the family and the child, supporting the mobilization of resources to meet their needs. We conclude that the act of the social results of a reflective process in action in conjunction with the wearer and social policies.
Degree: Mestrado em Serviço Social
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_helena_rodrigues_martins.pdf550,94 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.