Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/4938
Author(s): | Almeida, Maria Celeste |
Advisor: | Carvalhosa, Susana Fonseca |
Date: | 2012 |
Title: | Desenvolvimento emocional na família: Programa de educação parental “Casa de Pais, Escola de Filhos” |
Reference: | Almeida, M. C. (2012). Desenvolvimento emocional na família: Programa de educação parental “Casa de Pais, Escola de Filhos” [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4938 |
Keywords: | Regulação emocional Psicologia positiva -- Positive psychology Parentalidade positiva Emotion regulation Positive parenting Trabalho de projeto -- Project work Mestrado |
Abstract: | As mudanças sociais actuais podem levar a alguma desorientação nas famílias. A
Educação Parental, foca-se sobretudo na melhoria das práticas e comportamentos parentais,
para reduzir a agressão e problemas de comportamento em crianças, ao aumentar a
competência social na família. Na sua essência, a educação parental reúne uma variedade de
programas e estratégias concebidas para aumentar osconhecimentos parentais, e melhorar
habilidades e comportamentos.
O presente trabalho designado Casa de Pais, Escola de Filhos,foi construído com
carácter preventivo para uma população-alvo de paise educadores, e ser implementado como
intervenção comunitária, em 5+1 sessões e posterioravaliação.
Este programa pretende melhorar as habilidades parentais, para dessa forma lidarem com
o mau comportamento das crianças, melhorando a inter-acção entre a criança e os pais, a
comunicação emocional, treinando estratégias de regulação emocional e reforçando
estratégias positivas no estilo parental.
Os pais participantes desenvolvem e praticam técnicas de disciplina positiva, aprendem
quais as expectativas apropriadas à idade da criança, e são apoiados no desenvolvimento de
interacções positivas com os seus filhos.
Um dos maiores presentes que podem ser oferecidos auma criança, é um forte sentido de
normas sociais e valores pessoais como parte da suaeducação. Tão importante como ensinar-lhes a ler e escrever, ou a atravessar a rua em segurança, constitui a melhor protecção contra a
influência e pressão dos pares e outras tentações. Social changes can cause some disorientation in families, nowadays. Parent education programs focus on enhancing parenting practices andbehaviours, for reducing children's aggression and behaviour problems, increasing social competence at home. Essentially, parent education encompasses a variety of programs and strategies designed to increase parental knowledge, to improve skills and behaviours. This study named Casa de Pais, Escola de Filhos (A Parents Home is a Child School) is to be implemented as an intervention project, in all 5+1 sessions to be attended by couples of mothers and fathers or/and other educators, and a final evaluation. This Program aims to improve parenting skills to deal with children’s external misbehaviour problems, increasing positive parent-child interactions and emotional communication; teaching strategies of emotion regulation and the importance of positivity in parenting style. Participating parents develop and practice positivediscipline techniques, learn age-appropriate child development skills, and receive support to develop positive ways to interact with their children. One of the biggest gifts that can be given to a child, is a strong sense of social rules and personal values as part of his or her education, asimportant as teaching them how to read or write or to cross the road safely, it’s their best protection from the influences of peer pressure and other temptations. |
Degree: | Mestrado em Psicologia das Emoções |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_maria_celeste_almeida.pdf Restricted Access | 3,49 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.