Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4938
acessibilidade
Title: Desenvolvimento emocional na família: programa de educação parental “Casa de Pais, Escola de Filhos”
Authors: Almeida, Maria Celeste
Orientador: Carvalhosa, Susana Fonseca
Keywords: Regulação emocional
Psicologia positiva
Parentalidade positiva
Emotion regulation
Positive psychology
Positive parenting
Issue Date: 2012
Citation: ALMEIDA, Maria Celeste - Desenvolvimento emocional na família: programa de educação parental “Casa de Pais, Escola de Filhos” [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4938>.
Abstract: As mudanças sociais actuais podem levar a alguma desorientação nas famílias. A Educação Parental, foca-se sobretudo na melhoria das práticas e comportamentos parentais, para reduzir a agressão e problemas de comportamento em crianças, ao aumentar a competência social na família. Na sua essência, a educação parental reúne uma variedade de programas e estratégias concebidas para aumentar osconhecimentos parentais, e melhorar habilidades e comportamentos. O presente trabalho designado Casa de Pais, Escola de Filhos,foi construído com carácter preventivo para uma população-alvo de paise educadores, e ser implementado como intervenção comunitária, em 5+1 sessões e posterioravaliação. Este programa pretende melhorar as habilidades parentais, para dessa forma lidarem com o mau comportamento das crianças, melhorando a inter-acção entre a criança e os pais, a comunicação emocional, treinando estratégias de regulação emocional e reforçando estratégias positivas no estilo parental. Os pais participantes desenvolvem e praticam técnicas de disciplina positiva, aprendem quais as expectativas apropriadas à idade da criança, e são apoiados no desenvolvimento de interacções positivas com os seus filhos. Um dos maiores presentes que podem ser oferecidos auma criança, é um forte sentido de normas sociais e valores pessoais como parte da suaeducação. Tão importante como ensinar-lhes a ler e escrever, ou a atravessar a rua em segurança, constitui a melhor protecção contra a influência e pressão dos pares e outras tentações.
Social changes can cause some disorientation in families, nowadays. Parent education programs focus on enhancing parenting practices andbehaviours, for reducing children's aggression and behaviour problems, increasing social competence at home. Essentially, parent education encompasses a variety of programs and strategies designed to increase parental knowledge, to improve skills and behaviours. This study named Casa de Pais, Escola de Filhos (A Parents Home is a Child School) is to be implemented as an intervention project, in all 5+1 sessions to be attended by couples of mothers and fathers or/and other educators, and a final evaluation. This Program aims to improve parenting skills to deal with children’s external misbehaviour problems, increasing positive parent-child interactions and emotional communication; teaching strategies of emotion regulation and the importance of positivity in parenting style. Participating parents develop and practice positivediscipline techniques, learn age-appropriate child development skills, and receive support to develop positive ways to interact with their children. One of the biggest gifts that can be given to a child, is a strong sense of social rules and personal values as part of his or her education, asimportant as teaching them how to read or write or to cross the road safely, it’s their best protection from the influences of peer pressure and other temptations.
Description: Trabalho de projecto
URI: http://hdl.handle.net/10071/4938
Designation: Mestrado em Psicologia das Emoções
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Corpo de ...pdf319.75 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
A- GUIA PARA FORMADORES.pdf43.56 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
B-LEITURA PRÉVIA DE FORMADORES.pdf250.2 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
C-WORKSHOP DE FORMADORES.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy
D- AVALIAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMADORES.pdf14.78 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
E - DIVULGAÇÃO.pdf22.93 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
F-INSCRIÇÃO.pdf6.98 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
G -PRÉ E PÓS TESTE.pdf57.11 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
H- PÓS TESTE-Follow Up.pdf11.16 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
I-GUIA DAS SESSÕES _PAIS_.pdf186.34 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
J- AVALIAÇÃO DO MÓDULO.pdf10.36 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
K- PROGRAMA DE 5 SESSÕES +1.pdf38.38 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
L- DIPLOMA PARA PAIS _Follow up_.pdf252.73 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
M-regras positivas na casa de pais 1- powerpoint final [Modo.pdf176.28 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
N -regras positivas na casa de pais2 - powerpoint final.pdf192.6 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
O-regras positivas na casa de pais 3- powerpoint final.pdf160.75 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
P-regras positivas na casa de pais-4 powerpoint final.pdf166.38 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Q-regras positivas na casa de pais 5- powerpoint final.pdf178.95 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
R-MAIL E SUSTENTABILIDADE.pdf10.05 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.