Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4907
Author(s): Carvalho, Pedro Miguel Oliveira de
Advisor: Dionísio, Pedro
Date: 2012
Title: A importância e o futuro do e-book no mercado livreiro em Portugal
Reference: CARVALHO, Pedro Miguel Oliveira de - A importância e o futuro do e-book no mercado livreiro em Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4907>.
Keywords: E-books
Indústria livreira
Mercado editorial
E-reader
Book industry
Publisher market
Abstract: O mercado livreiro, um mercado avaliado em centenas de milhões de euros está a sofrer uma transformação que não era vista há centenas de anos. Essa transformação deve-se à entrada no mercado livreiro do livro digital conhecido como e-book. O e-book veio revolucionar por completo o mercado editorial, apanhando desprevenidas as editoras portuguesas e mundiais, criando novos modelos de negócio, alterando profundamente a sua cadeia de valores e o papel dos seus agentes. Devido à fase embrionária do mercado de e-books, muitas questões e desafios estão por resolver neste mesmo mercado, criando sérias dúvidas sobre o seu possível sucesso e mais-valias, levando as editoras a hesitar entrar neste mercado. Recentes dados sobre as vendas de e-books no mercado norte-americano e britânico mostram um mercado pujante com valores de vendas muito significativos. Porém, na Europa continental, a situação é diferente. O objetivo desta dissertação é explicar se o e-book vai ter sucesso ou não enquanto produto no mercado livreiro nacional, qual a sua importância na indústria livreira, e se será necessário o investimento neste produto por parte das editoras nacionais para prosperar e crescer neste mesmo mercado. Os resultados obtidos demonstram que o e-book será um produto de sucesso em Portugal. O seu papel a curto e médio prazo será o de alternativa aos livros impressos, e o investimento no mercado de e-books por parte das editoras nacionais será necessário a médio prazo se querem prosperar no mercado livreiro.
The book market, a market evaluated in hundreds of millions of euro’s, is suffering a transformation not seen in centuries. This transformation is due to the entrance of the digital book in the book industry. The e-book came to completely revolutionize the publishing market, taking by surprise worldwide and Portuguese publishers, creating new business models, and deeply changing the value chain, and the role of its agents. Due to the early stage of e-books market, a lot of questions and challenges are to be resolved in this same market, creating serious doubts about its success, making the publishing industry hesitate about entering in this market. Recent data about e-book sales in the Unites states of America and United Kingdom shows a striving market, with strong sales numbers. In the other hand, in continental Europe, the situation it’s different. This study aimed to explain if the e-book will be or not a product of success in the Portuguese book market, what is its role in the book industry and, if it will be necessary for the Portuguese publishers to invest in this market to strive. The results obtained show that the e-book will be a product of success in Portugal. E-books role at short and medium term will be of an alternative to printed books, and the investment in e-books will be necessary if Portuguese publishers want to strive in the book industry.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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