Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4811
Author(s): Barbosa, António Ricardo Carvalho
Advisor: Pereira, Hélia Gonçalves
Date: 2011
Title: Dispositivos médicos em eletrofisiologia: os hábitos dos utilizadores
Reference: BARBOSA, António Ricardo Carvalho - Dispositivos médicos em eletrofisiologia: os hábitos dos utilizadores [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4811>.
Keywords: Sistemas de informação de marketing
Pesquisa de mercado
Potencial de mercado
Conhecimento do cliente
Marketing information system
Market research
Market potential
Customer knowledge
Abstract: Os mercados atuais em que as empresas operam estão cada vez mais “turbulentos” e “voláteis”, assim a sua sobrevivência nestas condições tornou-se uma questão estratégica. Os sistemas de informação de marketing surgiram como forma de permitir à área de marketing e aos gestores de vendas identificar, interpretar e reagir aos sinais do mercado. Este projeto empresa tem como objetivo conhecer o potencial de mercado de quatro hospitais, na área da eletrofisiologia, na área de vendas da zona sul de Portugal, da Biosense Webster, companhia da Johnson & Johnson Medical. Para isso, foi aplicado um questionário desenvolvido para o efeito, com questões relacionadas com o número de procedimentos efetuados e os hábitos de utilização de material em procedimentos clínicos de eletrofisiologia. Através da análise descritiva dos resultados foi possível conhecer, nos quatro hospitais: o potencial total de material utilizado, o número de procedimentos realizados, o tipo de procedimentos clínicos que se realizaram, hábitos dos utilizadores na utilização de material por procedimento clínico, o potencial em procedimentos clínicos de mapeamento 3D e nos convencionais, o potencial em cateteres terapêuticos e em cateteres de diagnóstico. Estes resultados permitiram assim fornecer os dados ao sistema de informação de marketing da Johnson & Johnson, de modo que a gestão possa avaliar e tomar decisões estratégicas, baseada em informações fidedignas e mensuráveis.
The current markets in which firms operate are increasingly "turbulent" and "volatile", so their survival under these conditions has become a strategic issue. The marketing information systems have emerged as a way to enable the area of marketing and sales managers to identify, interpret and react to market signals. This project aims to evaluate the company's market potential of four hospitals in the area of electrophysiology in the sales area of southern Portugal of Biosense Webster, a Johnson & Johnson Medical company. For this purpose, a questionnaire was developed, with issues related to the number of procedures performed and the usage habits of material in clinical electrophysiology procedures. Through descriptive analysis of the results was possible to know in four hospitals: the full potential of the material used, the number of procedures performed, the type of clinical procedures that took place, users' habits in the use of material for clinical procedure, the potential clinical procedures in conventional and 3D mapping, the potential of therapeutic catheters and diagnostic catheters. These results allowed thus providing data to the marketing information system of Johnson & Johnson, so that management can evaluate and make strategic decisions based on measurable and reliable information.
Degree: Mestrado em Marketing
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.