Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4730
Author(s): Estrela, Rui de Brito
Advisor: Falcão, Pedro Miguel Ribeiro Almeida Fontes
Date: 2011
Title: Plano de negócio para plataforma electrónica de transacção de serviços profissionais
Reference: Estrela, R. de B. (2011). Plano de negócio para plataforma electrónica de transacção de serviços profissionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4730
Keywords: E-business
Comércio eletrónico -- E-commerce
Negócio electrónico
E-marketplace
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
Abstract: Este trabalho teve como objecto a análise da situação do Negócio Electrónico no mundo e especificamente em Portugal, para em seguida desenvolver um plano de negócio que incorpore os learningse best practicesde algumas das empresas bem sucedidas nesta área. A opção pelo desenvolvimento de um plano de negócio, numa tese de mestrado, teve como objectivo melhorar os conhecimentos do autor na área do Negócio Electrónico, mas sobretudo discipliná-lo na transformação de uma ideia vagamente definida, numa solução concreta de negócio, seguindo as etapas e metodologias de análise necessárias para a sua construção e avaliação. Neste sentido, o autor desenvolveu um plano de negócio para uma plataforma do tipo e-marketplace, que tem algumas características de um modelo de e-procurement, que facilita o encontro e o negócio entre compradores e fornecedores de um vasto leque de serviços, e tem por base um modelo de negócio não dependente das tradicionais receitas de publicidade, mas sim de comissões e feessustentados pela proposta de valor proporcionada aparceiros e clientes.
The object of this project was the analysis of the current status of electronic business in Portugal and in the world, to build a business planthat incorporates the learnings and best practices of some of the most successful companies in this field. The option of developing a business plan, in a MSc project had the objective to allow the author to improve his know-how in the electronic business area, more specifically to push him to convert a vague idea into a specific business solution, following the necessary analysis and methodology steps, to build and evaluate it. In this context, the author developed a business plan for an e-marketplace with some features of an e-procurement model, which facilitates buyers and providers of a wide range of services to meet and do business. This business model is not based on the traditional advertising revenue stream, but on commissions and fees sustained by the value provided to partners and clients.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_rui_brito_estrela.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.