Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4643
Author(s): Silva, Vasco Rui Costa da
Advisor: Faria, Hugo
Fernandes, Carlos
Date: 2012
Title: www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados
Reference: SILVA, Vasco Rui Costa da - www.preçoamigo.pt: plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens usados [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4643>.
Keywords: Internet
Comércio eletrónico
C2C
Plano de negócio
Electronic commerce
Business plan
Abstract: O aumento de utilizadores de Internet e a recessão global que o mundo atravessa, são os dois fatores nucleares para a criação deste projeto de negócio. De acordo com os últimos dados disponíveis de comércio eletrónico do Eurostat, em 2009 os domicílios nos 27 Estados- Membro da União Europeia com acesso à Internet situava-se nos 65%, sendo que a procura de informação sobre produtos e serviços por parte dos utilizadores atingiu os 51%. Mais de um terço dos europeus (37%) encomendou produtos ou serviços através da Internet, um crescimento de 5% face ao ano anterior, o que demonstra o desenvolvimento do comércio eletrónico. Por outro lado, a recessão económica teve um efeito no comportamento dos consumidores, que em relação ao consumo passaram a adotar novas atitudes: redução no consumo, compras mais inteligentes, atenção a economias alternativas, abandono de produtos de luxo e o “faça você mesmo”. É neste contexto que nasce a ideia de criar uma plataforma eletrónica de compra, venda e troca de bens, que signifique para os seus utilizadores valor acrescentado no serviço de divulgação, rapidez e facilidade de processos, comodidade e segurança nas transações. No ambiente sócio-económico acima descrito, o consumidor olha para outras formas de realizar boas compras, identificando nos produtos usados boas oportunidades de negócio. Por outro lado, vê na venda dos seus bens que já não têm utilidade, uma forma de realizar uma receita extra.
The increase of Internet users and the global recession that the world is experiencing, are the two key factors to the creation of this business project. According to the latest available data from Eurostat on electronic commerce, in 2009 households in 27 Member-States of European Union with Internet access stood at 65% and the demand for information about products and services by users reached the 51%. More than a third of Europeans (37%) ordered products or services through the Internet, an increase of 5% over the previous year, which demonstrates the development of electronic commerce. On the other hand, the economic downturn had an effect on consumer behavior, which in relation to consumption began to adopt new attitudes: reduction in consumption, shopping smarter, attention to alternative economies, abandonment of luxury goods and "do it yourself" adoption. In this context arises the idea of creating an electronic platform for buying, selling and exchange of goods, which means for users added value to the disclosure service, quick and easy process, convenience and security of transactions. In the social-economic environment described above, the consumer looks for other ways to make good purchases, identifying good business opportunities on used products. On the other hand, finds in the sale of his assets that are no longer useful, a way to make extra revenue.
Degree: Mestrado em Marketing
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
www.precoamigo.pt_Vasco Silva.pdf4,01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.