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dc.contributor.advisorSeabra, Teresa-
dc.contributor.authorCaroço, Inês Baptista Borges Velez-
dc.date.accessioned2013-02-06T19:55:48Z-
dc.date.available2013-02-06T19:55:48Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-10por
dc.identifier.citationCaroço, I. B. B. V. (2011). Políticas de educação pré-escolar em Portugal: Da Lei-Quadro a 2007 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4543pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4543-
dc.description.abstractNeste estudo propomo-nos a perceber as Políticas de Educação Pré-Escolar em Portugal de 1997 a 2007. A razão da escolha destes anos é porque 1997 foi um ano particularmente rico na Educação Pré-Escolar em Portugal. Foi um ano em que o Estado regulou grandes medidas para este tipo de educação. A Educação Pré-Escolar é agora considerada a primeira etapa no processo de educação ao longo da vida. É vista como um suporte à família que tem um importante papel no desenvolvimento de crianças dos 3 aos 5 anos. Nessa altura são também criadas regras para a actividade dos educadores de infância. Estudos de Políticas de Educação Pré-Escolar foram importantes para compreender o que se passou de 1997 a 2007. Houve um estudo particularmente importante que teve a nossa atenção, o de Vilarinho(2000) que analisa as Políticas de Educação Pré-Escolar em Portugal de 1977 a 1997. Este estudo (1997-2007) mostra um período que é caracterizado por uma continuidade no discurso do Estado e permite-nos perceber o principal desenvolvimento desta década na Educação Pré-Escolar Portuguesa.por
dc.description.abstractIn this study we propose ourselves to understand the Pre-School Policies in Portugal´s Education from 1997 to 2007. The reason of the choice of these years is because 1997 was a particular rich year on the pre-school education in Portugal. It was the year when the State ruled the mainly measures for this kind of education. Pre-school education is now considered the first step of a lifelong learning process. It is seen as a support to family that plays an important role to the development of 3-5 years’ children. By that time there are also created rules for the nursery teachers’ activity. Pre-school Policies’ studies were important to realize what happened from 1997 to 2007. There is a particular interesting study that took our attention, the one from Vilarinho(2000) that analyses the Portuguese Pre-School Policies from 1977 to 1997. This study (1997-2007) shows a period that is characterized by a continuous State speech and allows us to understand the main development of this decade in Portuguese Pre-School Education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolíticas de educação pré-escolarpor
dc.subjectEducação ao longo da vidapor
dc.subjectEducadores de infânciapor
dc.subject1997-2007por
dc.subjectEducação pré-escolar em Portugalpor
dc.subjectPre-school policiespor
dc.subjectLifelong learning processpor
dc.subjectNursery teacherspor
dc.subjectPortuguese pre-school educationpor
dc.titlePolíticas de educação pré-escolar em Portugal: Da Lei-Quadro a 2007por
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologia-
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