Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4435
Author(s): Pereira, Sandra Cristina Martins
Advisor: Moniz, António Brandão
Date: 2011
Title: Comunicação organizacional eficaz e tecnologias da informação e da comunicação: Estudo comparativo em empresas inovadoras em Portugal
Reference: Pereira, S. C. M. (2010). Comunicação organizacional eficaz e tecnologias da informação e da comunicação: Estudo comparativo em empresas inovadoras em Portugal [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4435
ISBN: 978-989-732-173-3
Keywords: Comunicação organizacional
Relações públicas electrónicas
TIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technology
Empresa inovadora
Organizational communication
Electronic public relations
Innovative enterprise
Abstract: A presente pesquisa versa um campo ainda pouco debatido no nosso País: a comunicação organizacional e a avaliação da sua eficácia. Nesta Era digital na qual as empresas em Portugal se encontram no limiar de uma mudança de paradigma a nível dos seus processos e modelos comunicacionais, pretende averiguar-se se as tecnologias de informação e de comunicação (TIC) jogam um papel fundamental no desenvolvimento de uma comunicação organizacional eficaz. Os crescentes desafios colocados às empresas inovadoras pelos rápidos e complexos progressos tecnológicos, levam-nos a reflectir sobre o impacto das TIC no modo como a comunicação organizacional contribui para o sucesso dessas mesmas empresas. Através de um estudo comparativo levado a cabo junto de um grupo empresas inovadoras em Portugal, conseguiu criar-se um „Modelo de Avaliação da Eficácia da Comunicação Organizacional na Era Digital‟, capaz de dar conta de diferentes estádios de eficácia associados ao nível de incorporação das TIC na função de comunicação organizacional. Com esta pesquisa respondemos a questões como, por exemplo: Que papel desempenha a comunicação organizacional nas empresas inovadoras em Portugal? Como comunicam as empresas inovadoras? Uma empresa inovadora desenvolve uma comunicação organizacional eficaz? A função de comunicação organizacional nas empresas inovadoras está a adaptar-se às actuais exigências estratégicas da economia da informação e do conhecimento? Quais os recursos tecnológicos em que mais se aposta na comunicação organizacional? Que suportes de comunicação digitais são mais utilizados? Com a resposta a estas e outras questões, conseguimos no final desta pesquisa deixar algumas pistas às empresas inovadoras em Portugal para que desenvolvam uma comunicação organizacional eficaz.
The present research focuses a field of study that is yet poorly discussed in our country: organizational communication and the assessment of its effectiveness. In this digital Era in which Portuguese enterprises find themselves at the edge of a paradigm turnover both in their processes and communication models, we want to know if information and communication technologies (ICT) play an important role in the development of organizational communication effectiveness. As we speak growing challenges are being presented to these innovative enterprises by complex and fast technological progresses, forcing us to reflect upon the impact of ICT in the way organizational communication contributes for the success of those same enterprises. Through a comparative study made with a group of Portuguese innovative enterprises we have create an „Assessment Model of Organizational Communication Effectiveness in the Digital Era‟, capable of identifying different effectiveness states associated with different levels of ICT incorporation in the organizational communication function. This research intends to answer questions such as: What role does organizational communication plays in Portuguese innovative enterprises? In which ways these innovative enterprises communicate? Does an innovative enterprise develop an organizational communication that is effective? Organizational communication function in innovative enterprises manages to adapt to current strategic demands of the information and knowledge economy? Which technological resources are being used in organizational communication function? And which digital communication instruments are trendier? The response to these and other questions will enable us to give some clues at the end of this research to help Portuguese innovative enterprises to strive for organizational communication effectiveness.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Doutoramento em Sociologia
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat 
phd_sandra_martins_pereira.pdf3,86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.