Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4425
Author(s): Martins, Susana da Cruz
Advisor: Costa, António Firmino da
Date: 2010
Title: Educar (n)a Europa: Contextos, recursos e percursos de escolarização
Reference: Martins, S. da C. (2010). Educar (n)a Europa: Contextos, recursos e percursos de escolarização [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4425
ISBN: 978-989-732-171-9
Keywords: Processos de escolarização
Sistema educativo -- Education system
União Europeia
Schooling processes
European Union
Abstract: Os objectivos de análise que nortearam este trabalho prendem-se com o apuramento de factores explicativos sobre a variabilidade dos processos de escolarização em contextos internacionalmente alargados, como o da União Europeia, quer no que respeita à sua generalização (perspectivada em termos da certificação escolar) quer no que se refere à longevidade dos percursos escolares. Tal acontece num cenário de relativa mudança e convergência no quadro das políticas educativas e de sistemas educativos com morfologias diversas do ponto de vista institucional e organizacional. Reside, pois, nesta iniciativa de investigação a necessidade de aprofundar as dimensões e identificar os elementos implicados e relacionados com tais processos. Atendendo a preocupações teóricas e analíticas, construiu-se uma perspectiva comparada sobre processos de escolarização e configurações educacionais tendo por referência indicadores de tipo socioeducacional e político-institucional, problematizados por relação a unidades de análise nacionais e supranacionais.
The analytical goals that guided this study were to detect explanatory factors relating to the variability in educational processes in broad international contexts such as that of the European Union, not only with regard to how generalised it is (viewed in terms of academic certification) but also with regard to the length of the school careers included there. This takes place against a background of relative change and convergence in educational policy and educational systems with varying morphologies from the institutional and organisational standpoint. Inherent, then, in this research initiative is the need to carry out a deeper study of the dimensions and identify the elements involved in and related to these processes. In the light of theoretical and analytical concerns, a comparative perspective of schooling processes and educational configurations was constructed. As its points of reference it took socio-educational and politico-institutional indicators, problematised by reference to national and supranational units of analysis.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Doutoramento em Sociologia
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat 
phd_susana_cruz_martins.pdf3,83 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.