Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4416
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Rui-
dc.contributor.authorPortela, Sofia Lopes-
dc.date.accessioned2013-01-23T17:45:44Z-
dc.date.available2013-01-23T17:45:44Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-04por
dc.identifier.citationPortela, S. L. (2010). Modelling partial customer churn in the Portuguese fixed telecommunications industry by using survival models [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4416por
dc.identifier.isbn978-989-732-185-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4416-
dc.description.abstractConsidering that profits from customer relationships are the lifeblood of firms (Grant and Schlesinger, 1995), an improvement on the customer management is essential to ensure the competitivity and success of firms. For the last decade, Portuguese customers of fixed telecommunications industry have easily switched the service provider, which has been very damaging for the business performance and, therefore, for the economy. The main objective of this study is to analyse the partial churn of residential customers in the fixed-telecommunications industry (fixed-telephone and ADSL), by using survival models. Additionally, we intend to test the assumption of constant customer retention rate over time and across customers. Lastly, the effect of satisfaction on partial customer churn is analysed. The models are developed by using large-scale data from an internal database of a Portuguese fixed telecommunications company. The models are estimated with a large number of covariates, which includes customer’s basic information, demographics, churn flag, customer historical information about usage, billing, subscription, credit, and other. Our results show that the variables that influence the partial customer churn are the service usage, mean overall revenues, current debts, the number of overdue bills, payment method, equipment renting, the existence of flat plans and the province of the customer. Portability also affects the probability of churn in fixed-telephone contracts. The results also suggest that the customer retention rate is neither constant over time nor across customers, for both types of contracts. Lastly, it seems that satisfaction does not influence the cancellation of both types of contracts.por
dc.description.abstractConsiderando que os lucros gerados pelos clientes são vitais para as empresas (Grant e Schlesinger, 1995), uma melhoria na gestão do cliente é fundamental para assegurar a competitividade e o sucesso das empresas. Na última década, os clientes portugueses das empresas de telecomunicações fixas têm mudado de operador com demasiada facilidade, o que tem prejudicado o desempenho das empresas e, consequentemente, a economia. O principal objectivo deste estudo é analisar o cancelamento de contratos de telefone fixo e ADSL por clientes residenciais, através do uso de modelos de sobrevivência. Para além disso, pretende-se testar o pressuposto de que a taxa de retenção de clientes é constante ao longo do tempo e entre clientes. Por último, pretende-se analisar o efeito da satisfação do cliente no cancelamento destes tipos de contratos. Os modelos são construídos com base numa base de dados de larga escala fornecida por uma empresa portuguesa deste sector. Os modelos são estimados com base num vasto número de variáveis, incluindo informação básica sobre o cliente, dados demográficos, indicação sobre o cancelamento do contrato, dados históricos sobre o uso dos serviços, facturação, contracto, crédito, etc.. Os resultados mostram que as variáveis que influenciam o cancelamento de ambos os tipos de contratos são o uso do serviço, a facturação média, o valor em dívida, o número de facturas em dívida, o método de pagamento, o método de pagamento do equipamento, a existência de tarifas planas e o distrito do cliente. A portabilidade de número parece influenciar o cancelamento de contratos de telefone fixo. Os resultados também mostram que a taxa de retenção de clientes não é constante ao longo do tempo nem entre clientes em ambos os tipos de contratos. Por último, parece que a satisfação não influencia o cancelamento de ambos os tipos de contratos.por
dc.language.isoengpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/73418/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSurvival modelspor
dc.subjectFrailty modelspor
dc.subjectCustomer churnpor
dc.subjectCustomer managementpor
dc.subjectModelos de sobrevivênciapor
dc.subjectModelos de heterogeneidade não observadapor
dc.subjectChurnpor
dc.subjectGestão de clientespor
dc.titleModelling partial customer churn in the Portuguese fixed telecommunications industry by using survival modelspor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameDoutoramento em Métodos Quantitativos-
dc.subject.jelC41-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methods-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
thesis.degree.departmentDepartamento de Métodos Quantitativos-
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
phd_sofia_lopes_portela.pdf36,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.