Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/4397
acessibilidade
Title: O aprendizado na avaliação de programas no Governo do Brasil. Estudo de caso: Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste (PRODETUR-NE)
Authors: Joppert, Márcia Paterno
Orientador: Carvalho, Elisabete Reis de
Keywords: Monitoramento
Avaliação
Políticas públicas
Aprendizado
Monitoring
Evaluation
Public policy
Learning
Issue Date: 2010
Citation: JOPPERT, Márcia Paterno - O aprendizado na avaliação de programas no Governo do Brasil. Estudo de caso: Programa de Desenvolvimento Turístico do Nordeste (PRODETUR-NE) [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4397>.
Abstract: A dissertação elaborada tem por objetivo geral fazer uma análise sobre as consequências práticas da aplicação de metodologias de avaliação de políticas públicas na administração pública brasileira de âmbito federal. Parte, em seu primeiro capítulo, de um referencial teórico sobre a evolução da administração pública, a modernização do estado e a avaliação de políticas públicas. Em seguida, avança por duas pesquisas específicas, a saber: a) a primeira identifica a oferta e a demanda por serviços de monitoramento e avaliação (M&A) no governo federal brasileiro e o grau de aplicação de tais tipos de metodologia na avaliação de processos, resultados e impactos nos programas previstos no Plano Plurianual de Investimentos para o período 2008-2011. b) a segunda tem por finalidade estudar, a título de exemplo, o caso específico do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste do Brasil – PRODETUR-NE, que teve sua primeira etapa aprovada em 1994 e seguiu-se de uma segunda etapa, em fase de finalização. O objetivo é captar os efeitos da avaliação realizada da fase 1 no desenho e implementação da fase 2 do Programa.
The objective of this dissertation is to present a general analysis of the practical consequences of the application of methodologies for evaluating the Brazilian federal government’s programs. The first chapter is a theoretical framework on the evolution of public administration, modernization of the state and the evaluation of public policies followed by two specific studies: a) The first identifies the supply and demand for monitoring and evaluating Brazilian federal government’s programs, and the degree of implementation of the methodology in the assessment process, as well as the results and impacts of programs within Multiyear Investment Plan for the period 2008-2011. b) The second is a case study of the Tourism Development Program in Northeastern Brazil - PRODETUR-NE, whose first phase was approved in 1994 followed by a finalizing second phase. The goal is to capture the effects of the evaluation of the first phase in the design and implementation in the second phase of the program.
URI: http://hdl.handle.net/10071/4397
Designation: Mestrado em Administração Pública
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação_Marcia Paterno Joppert_consolidada_22out10.pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.