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http://hdl.handle.net/10071/4370
Autoria: | Nascimento, José Luís Rocha Pereira do |
Orientação: | Lopes, Albino Salgueiro, Maria de Fátima |
Data: | 2010 |
Título próprio: | Influência do comprometimento organizacional nas estratégias comportamentais, mediada pelo comprometimento com os objectivos e pela satisfação global com o trabalho |
Referência bibliográfica: | Nascimento, J. L. R. P. do. (2010). Influência do comprometimento organizacional nas estratégias comportamentais, mediada pelo comprometimento com os objectivos e pela satisfação global com o trabalho [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4370 |
ISBN: | 978-989-732-199-3 |
Palavras-chave: | Comprometimento organizacional -- Organizational commitment Modelo EVLN Comprometimento com os objetivos Satisfação no trabalho -- Job satisfaction EVLN Model Goal commitment |
Resumo: | O comprometimento organizacional tem sido um dos objectos mais estudados no
âmbito da psicologia das organizações. Dos vários modelos tem-se destacado o “Modelo das
Três-Componentes do Comprometimento Organizacional” (Meyer e Allen, 1991). Este
modelo propõe que o comprometimento organizacional tenha uma natureza (mindset)
afectiva, calculativa e normativa. Quanto às estratégias comportamentais, o “Modelo EVLN”
(Exist, Voice, Loyalty e Neglect) (Farrell, 1983; Rusbult, Zembrodt e Gunn, 1982) estabelece
como estratégias comportamentais em contexto organizacional a saída, a voz, a lealdade e a
negligência.
Há muitas evidências empíricas quanto à relação entre as três componentes do
comprometimento organizacional e outras variáveis, quer independentes, quer dependentes.
No entanto, não foram encontrados estudos que tivessem relacionado este modelo com as
estratégias comportamentais. Assim, no presente trabalho é proposto um modelo que pretende
relacionar o “Modelo das Três-Componentes do Comprometimento Organizacional” e o
“Modelo EVLN”, mediada pelo comprometimento com os objectivos e pela satisfação com o
trabalho. Com base neste modelo foram testadas relações de mediação e de moderação.
É utilizada uma amostra de conveniência constituída por 660 participantes originários
de 16 empresas com características distintas. O modelo proposto é estimado no âmbito dos
modelos de equações estruturais.
Os resultados evidenciaram que as estratégias comportamentais são determinadas pelo
comprometimento organizacional. Esta relação é mediada principalmente através da
satisfação com o trabalho. Mais ainda, os resultados sugerem que o modelo proposto é
moderado por variáveis contextuais.
São discutidas implicações teóricas, e para a gestão dos recursos humanos, dos
resultados obtidos. The organizational commitment has been one of the most studied subjects in organizational psychology literature. Out of several models, the "Three-Components Model" has been highlighted. This model establishes that the organizational commitment has an affective, continuance and normative mindsets. Concerning the behavioral strategy, the EVLN Model (Farrell, 1983; Rusbult, Zembrodt & Gunn, 1982) establishes, as basic behaviors in organizational context, the exit (E), voice (V), loyalty (L) and neglect (N). There are many empirical evidences concerning the relationship between the three components of organizational commitment and others variables, as independent, as dependent. However, no studies were found relating the “Three-Components Model” and the EVLN Model. Thus, this research has proposed a model in which the “Three-Components Model” is related to “EVLN Model”, mediated through goal commitment and global job satisfaction. A convenience sample with 660 participants from 16 different companies is used. The proposed model is estimated through structural equations model (SEM). Based in this model, mediation and moderate relationships are tested. The results have shown that the behavioral strategies are determined by organizational commitment components. These relationships are mediated, specially, by job satisfaction. More over, the results show also that the final proposed model is moderated though contextual characteristics. Theoretical and human resources managerial implications of the results are discussed. |
Designação do grau: | Doutoramento em Gestão |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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