Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4367
Author(s): Teixeira, Ana Rita Domingues
Advisor: Abrantes, Pedro
Date: 2012
Title: Projetos TEIP e novos perfis profissionais nas escolas: agentes de desenvolvimento local?
Reference: TEIXEIRA, Ana Rita Domingues - Projetos TEIP e novos perfis profissionais nas escolas: agentes de desenvolvimento local? [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4367>.
Keywords: Territorialização das Políticas Educativas
Programa TEIP
Desenvolvimento Local
Família
Territorialisation of Educational Policies
TEIP Program
Local development
Family
Abstract: A presente investigação procura discutir o papel da escola como agente de desenvolvimento local à luz do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Com efeito, esta investigação incidirá numa reflexão sobre a relação escola-comunidade através da intervenção dos técnicos contratados ao abrigo deste programa no envolvimento da comunidade nos agrupamentos, assim como o envolvimento dos agrupamentos nos territórios. Partindo de uma metodologia qualitativa na forma de estudo de caso, foram seleccionados quatro agrupamentos de escolas TEIP de forma a compreender como o projecto de intervenção lançado concebe a relação da escola com a comunidade/território e como se propõe a transformar essa relação, assim como um técnico de cada agrupamento no sentido de perceber o papel dos técnicos nessa relação. Assim, através da análise documental e da realização de entrevistas em profundidade foi possível concluir que o reforço da relação escola-comunidade está ainda longe de ser uma prioridade das escolas TEIP.
The following research seeks to discuss the role of school as a local development agent in the framework of the Educational Territories of Priority Intervention Program (TEIP). In fact, this research will focus on a reflection about the school-community relationship, concerning not only the technicians collaborating in this framework, as well as the participation of the groupings in the territories. Starting from a qualitative methodology in the form of case study, four groupings of TEIP schools were selected in order to understand how the intervention project released conceives the relationship between the school, community and territory, and how it proposes to transform this relationship, as well as a technician for each grouping in order to realize the role of technicians in this relationship. Thus, through documentary analysis and conducting in-depth interviews it was possible to conclude that the reinforcement of school-community relationship is still far from being a priority at TEIP schools.
Degree: Mestrado em Sociologia e Planeamento
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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