Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4352
Author(s): Ponte, Diana Ferreira Mota de Oliveira
Advisor: Pereira, Hélia
Date: 2011
Title: Determinantes do desenvolvimento dos Açores como destino turístico
Reference: PONTE, Diana Ferreira Mota de Oliveira - Determinantes do desenvolvimento dos Açores como destino turístico [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4352>.
Keywords: Turismo
Tipos de turismo
Marketing
Plano estratégico nacional de turismo
Tourism
Types of tourism
National strategic plan for tourism
Abstract: O Turismo assume-se cada vez mais como um sector fundamental e impulsionador do crescimento das regiões. Em Portugal este sector tem sido alvo de uma grande aposta por parte do governo, pelo contributo positivo que tem no PIB, e por ser uma fonte alternativa de geração de riqueza. Pela importância e aposta no sector, e pelas características do arquipélago dos Açores, este trabalho tem como grande objectivo avaliar a região como destino turístico, identificar o público-alvo, perceber qual o posicionamento ao nível de produtos turísticos, e avaliar as opiniões das pessoas que já visitaram os Açores. Por outro lado, considerou-se também importante, junto das pessoas que nunca visitaram os Açores, perceber o porquê de nunca o terem feito. Para chegar a estas conclusões foi realizado um questionário on-line. Concluiu-se que os Açores devem posicionar-se sobretudo como um destino de natureza, mas não devem descurar o desenvolvimento das actividades relacionadas com a aventura e desportos náuticos. O preço das passagens aéreas foi considerado desajustado (demasiado alto) e, por isso, torna-se o factor principal da não deslocação à região.
Tourism is assuming a increasingly key factor on the growth of regions. In Portugal, this sector has been a target of great gamble by the government, due to the positive contribution on the GDP and for being an alternative source of wealth. Given the importance and the commitment on the sector and the characteristics of the Azores Islands, this work has the aim of evaluate this region as a tourist destination, identify the target audience, understand the position at the level of tourism products, and assess the opinions of people of have been at the Azores. On the other hand, for those who have never been there, it is also of great importance to understand why. To achieve this conclusions a online survey was made. It was concluded that the Azores should position itself primarily as a nature destination but one should not neglect the development of adventure and nautical activities. The price of the flights were considered inadequate (too high) therefore it becames the main factor in not choosing the Azores as a destination.
Degree: Mestrado em Marketing
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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