Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4295
Author(s): Estradas, Helder Constantino de Jesus e Arsénio
Advisor: Rodrigues, José Azevedo
Date: 2011
Title: Como monitorizar a performance numa actividade de prestação de serviços
Reference: Estradas, H. C. J. A.(2011). Como monitorizar a performance numa actividade de prestação de serviços [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/4295
Keywords: Rendibilidade
Sistema de controlo de gestão
Indicadores
Profitability
Management control system
Indicators
Abstract: Com o presente projecto pretende-se analisar o sistema de controlo de gestão de uma empresa e contribuir para melhorar as suas práticas, de forma a dar resposta à seguinte questão: “Como monitorizar a performance numa actividade de Prestação de Serviços” Como opção metodológica, optou-se pela observação e análise de documentos e dados, o que permitiu compreender o funcionamento da empresa e identificar as reais dificuldades e limitações do seu sistema de controlo de gestão. A revisão da literatura foi fundamental para uma melhor compreensão e aprofundamento dos conceitos em estudo. Da análise realizada foi reconhecida a necessidade de uma mudança a nível das práticas de imputação de dados, tendo em consideração a estrutura de centros de custos existentes, assim como a criação de novos indicadores com o objectivo de medir a rendibilidade, ou seja, determinar se a empresa cria valor. O sistema de controlo de gestão proposto utiliza instrumentos de pilotagem, comportamentais e de diálogo.
With this project we intend to examine the management control system of a company and help to improve their practices in order to answer the question that led to the development of this project: "How to monitor the performance of an Activity of Services" As a methodological option, we opted for observation and documents and data analysis, which allows us to understand the company's operation and identify the real difficulties and limitations of its management control system. The literature review was essential to a better understanding and deepening the concepts under study. The analysis identified the need for a change in the practices of data imputation, taking into account the structure of existing cost centers and the creation of new indicators aimed at measuring the profitability that is, whether the company creates value. The management control system proposed using pilot, behavioral and dialogue instruments.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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