Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4254
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Mariana Gaio-
dc.contributor.authorAlves, Natália-
dc.contributor.authorChaves, Miguel-
dc.date.accessioned2012-12-07T12:32:27Z-
dc.date.available2012-12-07T12:32:27Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn0873-6529por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4254-
dc.description.abstractO artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010.por
dc.description.abstractThe article is organised around a central question: in the current scenario in which the processes through which graduates achieve professional insertion are increasingly complex and uncertain, to what extent are the choices they make over the course of their academic trajectory influenced by reasons and considerations linked to their (future) occupation? In an initial section, the authors explain this question and the grounds for it in the light of the challenges facing higher education today. They then go on to present empiric data from a systematisation of various studies on the professional insertion of graduates that were carried out between 2000 and 2010.por
dc.description.abstractCet article tourne autour d’une question centrale: dans le contexte actuel où l’insertion professionnelle des diplômés de l’enseignement supérieur est de plus en plus complexe et incertaine, dans quelle mesure les choix des diplômés au long de leur parcours universitaire sont-ils influencés par des raisons et des considérations liées à leur (future) activité professionnelle? Dans la première partie, cette interrogation est abordée eu égard aux défis actuels auxquels l’enseignement supérieur doit faire face, tandis que la seconde partie présente des données empiriques provenant d’une systématisation de plusieurs études sur l’insertion professionnelle des diplômés de l’enseignement supérieur menées entre 2000 et 2010.por
dc.description.abstractEl artículo se organiza en torno de una cuestión central: en el escenario actual en que los procesos de inserción profesional de diplomantes de la enseñanza superior son cada vez más complejos e inciertos, ¿en qué medida las elecciones de los diplomantes a lo largo de su trayectoria académica son influenciadas por razones y consideraciones ligadas a su (futura) actividad profesional? En la primera parte, esta interrogación está fundamentada y formulada teniendo en cuenta los desafíos que hoy se prenden a la enseñanza superior. Por otro lado, en la segunda parte se presentan datos empíricos provenientes de una sistematización de varios estudios sobre inserción profesional de diplomantes de enseñanza superior realizados entre 2000 y 2010.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Mundos Sociais/CIES-IULpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInserção profissionalpor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectProfessional insertionpor
dc.subjectLifelong learningpor
dc.subjectEducation policiespor
dc.subjectEnseignement supérieurpor
dc.subjectInsertion professionnelpor
dc.subjectApprentissage tout au long de la viepor
dc.subjectPolitiques éducativespor
dc.subjectEnseñanza superiorpor
dc.subjectInserción profesionalpor
dc.subjectAprendizaje a lo largo de la vidapor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.titleInserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em abertopor
dc.typearticle-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalSociologia, Problemas e Práticaspor
dc.distributionNacionalpor
dc.numbermaio-agosto, 2012, Nº 69por
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
n69a07.pdf426,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.