Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4166
Author(s): Costa, Francisco Ramalheira
Advisor: Duarte, Alzira
Date: 2011
Title: A responsabilidade social numa instituição mutualista: o Montepio
Reference: COSTA, Francisco Ramalheira - A responsabilidade social numa instituição mutualista: o Montepio [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4166>.
Keywords: Responsabilidade social
Relação da economia com outras disciplinas
Relação da economia com os valores sociais
Social responsibility
Relation of economics to other disciplines
Relation of economics to social values
Abstract: O presente trabalho tem como intuito abordar as temáticas da Responsabilidade Social e do Mutualismo, dando especial ênfase à sua importância social e aos benefícios que a sua aplicabilidade pode trazer a uma sociedade marcada por crises de variadas índoles: económica, social, civilizacional e de valores. Como objecto de estudo foi escolhido o Montepio Geral, pois é a maior associação mutualista portuguesa e tem uma politica de Responsabilidade Social activa, quer a nível interno, quer a nível externo. O Montepio deve, portanto, desempenhar um papel importante na divulgação dos dois conceitos (especialmente o do Mutualismo, que no nosso país ainda é pouco conhecido), podendo contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Com a realização deste trabalho conclui-se que, não há coerência haver Mutualismo sem existir também Responsabilidade Social, pois são dois conceitos que, pela sua base ideológica comum, são indissociáveis. E numa sociedade cada vez mais egoísta e individualista, é muito importante a promoção dos valores ícones dos dois conceitos em estudo: a entreajuda, a solidariedade, a cooperação e o trabalho em equipa, sendo fundamental os indivíduos consciencializarem-se de que apenas é possível ultrapassar os desafios com que as sociedades modernas se deparam, se estes valores forem postos em prática, de forma a se poder almejar uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais altruísta e mais humana, havendo um maior bem-estar e qualidade de vida.
This work has the intention to approach issues of Social Responsibility and Mutualism, with special emphasis on its social side and the benefits that their applicability can bring to a society marked by crises of various natures: economic, social, civilizational and values. As object of study was chosen Montepio, because it is the largest portuguese mutual association and has a active policy of social responsibility, either internally or externally and is an excellent model for this study. Montepio should, therefore, play an important role in the dissemination of two concepts (especially the Mutualism, which, in our country, is still little known), so he can contribute to building a better society. With this work we can conclude that there is no consistency talk about Mutualism and don’t talk about Social Responsibility because they are two concepts which, by their common ideological basis, are inseparable. And in a society increasingly selfish and individualistic, it is very important to promote the icons values of the two concepts under study: mutual assistance, solidarity, cooperation and teamwork, because it is fundamental that the individuals gain insight that they can only be overcome the challenges facing modern societies, if these values are put into practice, in order to be able to aspire to a fairer, more fraternal, more altruistic and more human society, with a greater well-being and quality of life.
Degree: Mestrado em Economia Social e Solidária
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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