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http://hdl.handle.net/10071/412
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Title: Estrutura e comunicação organizacionais: uma autonomia relativa
Authors: Bernardo, Carla
Garcia, Filipa
Lopes, Sílvia
Pimentel, Duarte
Keywords: Estrutura
comunicação
Interacção
Autonomia
Issue Date: 2001
Publisher: CIES-ISCTE / CELTA
Abstract: As empresas são sistemas sociais de acção colectiva finalizada: integram indivíduos que interagem entre si para alcançarem objectivos. Na impossibilidade de uma total regulação do comportamento dos actores, torna-se difícil sustentar empiricamente uma rígida dissociação entre o formal e o informal. Sendo imperativo que as empresas adoptem uma estrutura formal, as suas diferentes características poderão condicionar a comunicação. Contudo, a posição que os indivíduos ocupam nas diversas componentes daquela, oculta uma outra realidade: um conjunto de experiências partilhadas no quotidiano do trabalho que são por demais estruturantes de uma dinâmica comunicacional singular. O estudo de caso que está na origem deste artigo permite-nos afirmar que a comunicação apresenta uma "autonomia relativa" perante a estrutura organizacional.
Companies are social systems that engage in purpose-driven collective action - they incorporate individuals who interact with one another in order to attain objectives. Inasmuch as it is impossible to totally regulate the players' behaviour, it is difficult to empirically sustain a rigid disassociation between the formal and the informal. While it is imperative that companies adopt a formal structure, the differences between them may condition communication. However, the positions that individuals occupy in the various component elements of the corporate structure hide another reality: a set of experiences that are shared during the course of daily working life, which, quite apart from anything else, themselves structure a singular form of communicational dynamics. The case study that gave rise to this article enables us to say that communication displays a "relative degree of autonomy" in relation to organisational structure.
Les entreprises sont des systèmes sociaux d'action collective finalisée: elles intègrent des individus qui interagissent entre eux pour atteindre des objectifs. Dans l'impossibilité une régulation totale du comportement des acteurs, il s'avère difficile de soutenir empiriquement une dissociation rigide entre le formel et l'informel. Comme il est impératif que les entreprises adoptent une structure formelle, ses différentes caractéristiques peuvent conditionner la communication. Cependant, la position que les individus occupent dans les différentes composantes de cette structure cache une autre réalité: un ensemble d'expériences partagées au quotidien qui sont extrêmement structurantes d'une dynamique communicationnelle singulière. L'étude de cas à l'origine de cet article permet d'affirmer que la communication présente une "autonomie relative" par rapport à la structure organisationnelle.
Las empresas son sistemas sociales de acción colectiva finalizada: integran individuos que interaccionan entre si para alcanzar objetivos. Siendo imposible una total regulación del comportamiento de los actores, se hace difícil sustentar empíricamente una rígida disociación entre lo formal y lo informal. Siendo imperativo que las empresas adopten una estructura formal, sus diferentes características podrán condicionar la comunicación. A pesar de esto, la posición que los individuos ocupan en las diversas componentes de aquella oculta otra realidad: un conjunto de experiencias compartidas en lo cotidiano del trabajo que son además estructurantes de una dinámica comunicativa singular. El estudio del caso que está en el origen de este artículo nos permite afirmar que la comunicación presenta una "autonomía relativa" frente a la estructura organizativa.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/412
ISSN: 0873-6529
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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