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http://hdl.handle.net/10071/4099
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Title: Fidelização de consumidores SKIP
Authors: Ribeiro, Marta Isabel Pedrosa
Orientador: Pereira, Hélia Gonçalves
Keywords: Marketing relacional
Fidelização
Marcas de distribuição
Meio envolvente incerto
Relationship marketing
Loyalty
Retail brands
Uncertain environment
Issue Date: 2011
Citation: RIBEIRO, Marta Isabel Pedrosa - Fidelização de consumidores SKIP [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4099>.
Abstract: O presente Caso Pedagógico foi desenvolvido no âmbito do Marketing Relacional e aplica-se à realidade de uma marca tradicional portuguesa, com 45 anos de existência, de elevada notoriedade no mercado de grande consumo e líder desde sempre no mercado de detergentes roupa máquina, em Portugal – Skip. Hoje em dia a marca depara-se com dificuldades resultantes de toda a crise instalada e do crescimento constante das marcas de distribuidor, que apresentam preços mais reduzidos, dificultando a manutenção da sua quota de mercado. Os consumidores são cada vez mais infiéis neste contexto de bens de grande consumo, transferindo muitas vezes o seu consumo de Skip para uma marca mais barata. O caso exige a reflexão sobre os principais desafios apresentados às empresas na manutenção de consumidores fiéis e angariação de novos consumidores e visa constituir um instrumento útil e prático na aprendizagem da temática do Marketing Relacional, sistematizando questões de suporte que permitam a consolidação dos conhecimentos e o desenvolvimento da capacidade de análise e gestão de empresas.
This case study was developed under of Relationship Marketing and applies to the reality of a traditional Portuguese brand, with 45 years of existence, of high reputation in the mass market and has been the leader of the machine laundry detergent market in Portugal - Skip. Today the brand is facing difficulties arising from any established crisis and steady growth of retail brands, which have lower prices, making it difficult to maintain its market share. Consumers are increasingly unfaithful in this context of fast moving consumer goods, often shifting their consumption from Skip to a cheaper brand. This case study requires the consideration of the main challenges of businesses in maintaining loyal customers and attract new customers, and also aims to be a useful and practical tool in learning the topic of Relationship Marketing, systematizing support issues to help consolidate the knowledge and development capacity for analysis and management companies.
Description: JEL: M31 e L69
URI: http://hdl.handle.net/10071/4099
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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