Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4072
Author(s): Santos, Steven Henriques
Advisor: Pereira, Hélia Gonçalves
Date: 2011
Title: Factores competitivos: mergulhando no turismo de surf
Reference: Santos, S. H. (2011). Factores competitivos: mergulhando no turismo de surf [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa].http://hdl.handle.net/10071/4072
Keywords: Turismo de surf
Pacote turístico
Factores competitivos
Estratégia Oceano Azul
Surf tourism
Package tour
Competitive factors
Blue ocean strategy
Abstract: O objectivo principal deste estudo é aprofundar o conhecimento sobre o turismo de surf através da compreensão dos seus factores competitivos. O estudo procura também compreender se a satisfação dos turistas de surf tem uma influência positiva nas recomendações feitas a outras pessoas e se as recomendações de destinos feitas por turistas de surf influenciam positivamente as decisões de compra doutros turistas de surf. A metodologia foi utilizada no sentido de inquirir a população de pessoas para quem a participação activa no surf é a motivação primária para a escolha do destino de viagem. Obteve-se uma amostra de 201 indivíduos. Os resultados comprovaram que uma surf trip que ofereça os principais factores competitivos do turismo de surf, nomeadamente a segurança pessoal, a qualidade do meio ambiente, as preocupações com a saúde, as datas fiáveis, a qualidade das refeições, a cultura local, o preço, a probabilidade de encontrar locais secretos, a facilidade de acesso, a possibilidade de encontrar outros surfistas, a taxa local de câmbio, o leque de actividades alternativas, as condições para famílias, e a reputação do destino de surf, conduz à satisfação dos consumidores. As conclusões desta dissertação poderão apoiar a tomada de decisões sobre a composição do produto e aumentar o conhecimento sobre as necessidades e expectativas reais dos turistas de surf.
The main purpose of this study is to increase the knowledge of surf tourism by understanding its competitive factors. The study also aims at understanding whether the satisfaction of surf tourists has a positive influence on recommendations made to other people, and whether recommendations made by surf tourists have a positive impact on the purchase decisions of other surf tourists. The methodology was used to question the population of people for whom the active participation in the sport of surfing is the primary motivation for destination selection. A sample of 201 surf tourists was analysed. Results showed that a surf trip that offers the main competitive factors of surf tourism, namely personal safety, quality of natural environment, health concerns, reliable dates, high quality meals, local culture, price, secret locations, ease of access, meeting other travellers, local rate of exchange, range of activities available, facilities for families, and reputation of the surf destination, leads to consumer satisfaction. The findings may support product decision-making and increase the knowledge of the needs and expectations of surf tourists.
Degree: Mestrado em Marketing
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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