Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/406
Autoria: | Brante, Thomas |
Data: | 2001 |
Título próprio: | Consequências do realismo na construção de teoria sociológica |
Título da revista: | Sociologia, Problemas e Práticas |
Número: | 36 |
Paginação: | 9-38 |
Referência bibliográfica: | Brante, T. (2001). Consequências do realismo na construção de teoria sociológica. Sociologia, Problemas e Práticas, (36), 9-38. http://hdl.handle.net/10071/406 |
ISSN: | 0873-6529 |
Palavras-chave: | Realismo Causalidade Explicação Teoria sociológica |
Resumo: | Este artigo baseia-se na convicção de que a sociologia do futuro deve contrariar a sua actual tendência para a fragmentação, aumentando a sua capacidade explicativa através do aprofundamento da teoria sociológica. Com este propósito, uma nova metateoria realista é sugerida e comparada às filosofias da ciência positivistas e relativistas que vigoram actualmente. Na segunda parte, são discutidas algumas das implicações do realismo crítico e causal na sociologia. Assim, propõe-se uma sociologia a diversos níveis, como forma de: aumentar a capacidade comparativa de modelos explicativos alternativos; reforçar a ênfase no desenvolvimento de teoria; possibilitar a investigação cumulativa; e tornar a sociologia numa ciência mais interventiva. Argumenta-se ainda que uma ontologia de níveis, articulada com uma perspectiva causal, constitui um primeiro passo decisivo para uma ruptura epistemológica indispensável, caso a sociologia pretenda ultrapassar a actual fase de Naturphilosophie e tornar-se uma ciência genuinamente explicativa. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_hdl406.pdf | 236,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.