Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4049
Author(s): Abrantes, Soraia Sequeira de Albuquerque e Aguilar
Advisor: Carvalho, José Crespo
Date: 2011
Title: Cinco casos de estudo pedagógicos em indústrias diferenciadas: uma aproximação estratégica
Reference: ABRANTES, Soraia Sequeira de Albuquerque e Aguilar - Cinco casos de estudo pedagógicos em indústrias diferenciadas: uma aproximação estratégica [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4049>.
Keywords: Estratégia empresarial
Competitividade
Indústria de bebidas
Indústria do turismo
Sector da saúde
Indústria do calçado
Strategy
Competition
Beverage
Leisure
Pharmaceutical
Footwear
Healthcare
Abstract: A sociedade em que nos encontramos actualmente sujeita as empresas a competirem fortemente entre si para que vinguem no mercado. Cada vez mais as empresas são obrigadas a definir estratégias de modo a criar vantagens competitivas face aos seus concorrentes. Não basta querer ser bom, é preciso querer ser o melhor. Demonstra-se a importância do empreendedorismo e da criatividade neste universo tão competitivo, para se implantar, sobreviver e consolidar no mercado. Através de um estudo detalhado e particularizado são analisados cinco sectores de actividade diferentes de cinco indústrias distintas. Através da criação de cinco novas empresas, pretende-se estudar os sectores onde cada uma está inserida, percebendo como actuam no mercado e como definem a estratégia para obter resultados positivos. Há uma preocupação em identificar as oportunidades e ameaças da empresa. Os sectores de actividade estudados são: Bebidas, Actividades de Lazer, Farmacêutica, Calçado e Hospitalar. Inicialmente, é feita uma descrição de cada empresa, seguindo-se a sua contextualização estratégica, a definição de ferramentas, culminando com a resolução das questões propostas. O pensamento estratégico proposto na resolução das questões permite enquadrar a estrutura de cada indústria e de cada mercado, para uma identificação e integração global, identificando as estratégias edificadas pelas empresas. Ambiciona ser uma ferramenta de estudo que conduza alunos do ensino superior e quadros de empresas, de nível médio e superior, na exploração de ferramentas de análise e de formulação da estratégia empresarial. Pretende, igualmente, incentivar a capacidade de tomada de decisão, estimular o espírito crítico construtivo e desenvolver as capacidades de trabalho em grupo.
Nowadays, in our society companies are obliged to cope with a high level of competition in order to succeed. Companies must define strategies that will bring competitive advantages over its competitors. Good is not enough, you have to want to be the best. In this competitive environment entrepreneurship and creativity are fundamental for companies get started, grow and prosper. Five industries will be analyzed through a detailed and particularized case study. In order to understand how companies define their strategy to obtain positive results five hypothetical companies were set up. There is a concern in assessing opportunities and threats. This case study is focused on five industries: Beverage, Leisure, Pharmaceutical, Footwear and Healthcare. First, a full description of each company is made followed by a strategic context positioning, tool definition and proposed question solution. The proposed strategic thinking towards solving these questions allows the context positioning of each industry structure and market, in order to identify company strategy and global integration. This research is intended as a study tool for university students, junior and senior managers for tool analysis and company strategy formula. It is also intended to encourage decision making, to stimulate critical and constructive thinking, and to develop team work skills.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Final_Soraia.pdf1,94 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.