Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3983
Autoria: Almeida, Elaine Assis Melo de
Orientação: Menezes, Rui Manuel Campilho Pereira de
Data: 2010
Título próprio: A educação à distância no contexto das instituições de ensino superior particulares localizadas no extremo norte da Amazônia legal brasileira: o caso de Roraima
Referência bibliográfica: ALMEIDA, Elaine Assis Melo de - A educação à distância no contexto das instituições de ensino superior particulares localizadas no extremo norte da Amazônia legal brasileira: o caso de Roraima [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3983>.
Palavras-chave: Educação à distância
Instituições de ensino superior particulares
Estado de Roraima
Vagas ociosas
Distance education
Private higher education institutions
State of Roraima
Unfilled vacancies
Resumo: O presente trabalho apresenta estudo sobre a Educação à Distância (EAD) com o intuito de averiguar se a crescente expansão dessa modalidade de ensino registrada no Brasil pode ser considerada como uma ameaça ao preenchimento das vagas dos cursos de graduação das instituições de ensino superior (IES) particulares existentes no Estado de Roraima, a unidade da federação mais setentrional da Amazônia Legal Brasileira. É realizada uma revisão teórica que considera alguns aspectos importantes para a pesquisa – como a perspectiva histórica do desenvolvimento do setor educacional no Brasil e em Roraima (tanto presencial como a distância), a situação sócio-econômica da população objeto de estudo com ênfase no isolamento físico e tecnológico da região em apreço e, principalmente, o posicionamento dos alunos acerca de suas perspectivas sobre o ensino superior e sua disposição em substituir um curso de graduação presencial pelo mesmo curso ofertado através da modalidade de EAD. O estudo é exploratório e descritivo e apresenta uma pesquisa com uma amostra de 10,16% dos alunos concluintes do ensino médio no ano de 2009. O resultado obtido indica que, apesar da disposição de 45,5% dos entrevistados em substituir o curso de graduação presencial pelo mesmo curso ofertado através da modalidade de EAD, o preenchimento das vagas ofertadas pelas IES particulares ainda não pode ser considerado ameaçado por essa variável, haja vista a inexistência da oferta dos cursos de maior preferência dos entrevistados através dessa modalidade, bem como pelo fato de 82,52% deles ter declarado que optarão pelo ingresso no curso de sua preferência, independentemente da IES (pública ou privada) que o oferte.
This work presents a study about Distance Education (EAD) with a intuition to check if the growing expansion this modality of teaching registered in Brazil be considered as a threat to the filling of vacancies for undergraduate courses of higher education institutions (HEIs) privates in the State of Roraima, the northernmost unit of the federation Brazilian Amazon. It’s fulfilled some review theoretical aspects considered important for research - as the historical perspective of the education sector development in Brazil and Roraima (both attend and distance), the socioeconomic status of the population object of study with emphasis on isolation physical and technological developments in the region under consideration, and especially the placement of students about their perspectives on higher education and their willingness to substitute a graduate course face the same course offered through distance education mode. The study is exploratory and descriptive and presents a survey of a sample of 10.16% of students graduating from high school in 2009. The result indicates that despite the inclination of 45.5% of the interviewees in replace the curse of attend graduation for the same course offered through distance education mode, the filling of vacancies offered by private HEIs may not yet be considered threatened by this variable, given the lack of supply of courses with the highest preference of the interviewees through this modality, as well as the fact that 82.52% of them have declared that opt for enrolling in the course of your choice, regardless of the HEIs (public or private) that offer it.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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