Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/3974
Author(s): | Castro, Francisca Borges de Vale de |
Advisor: | Gomes, Jorge.F.S. |
Date: | 2010 |
Title: | O efeito da liderança emocionalmente inteligente na criatividade de liderados |
Reference: | CASTRO, Francisca Borges de Vale de - O efeito da liderança emocionalmente inteligente na criatividade de liderados [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3974>. |
Keywords: | Inteligência emocional Criatividade Clima organizacional Líder Liderado Emotional intelligence Creativity Organizational climate Manager Employee |
Abstract: | A globalização, o crescimento constante do mercado concorrencial e o panorama de crise financeira sentida nos últimos anos, leva a que as organizações nacionais e internacionais, em prol da sua sobrevivência, sintam a necessidade de apostar em formas de incrementar a eficiência e eficácia organizacional.
Poucos estudos têm sido efectuados com intuito de verificar o efeito da liderança emocionalmente inteligente na criatividade dos liderados (Zhou & George, 2003). Por esse motivo, utilizando um delineamento pouco comum (cruzamento de auto e hetero-avaliações), o presente estudo tem como objectivo analisar a relação entre a inteligência emocional (IE) dos líderes e a criatividade dos respectivos liderados, assim como, verificar se o clima organizacional possui um efeito mediador entre a IE (líderes) e a criatividade (liderados).
A amostra é constituída por 66 díades líder-liderado pertencentes a uma organização prestadora de cuidados de saúde. Recorrendo à aplicação de questionários via email, procedeu-se à recolha de dados. Os resultados mostram que existe uma relação entre a IE dos líderes e a criatividade dos seus liderados, nomeadamente nas relações entre a empatia e auto--encorajamento emocional dos líderes e o desempenho criativo dos liderados. O clima organizacional não mostrou ter um efeito mediador entre os dois constructos. The globalization, the constant growth of a competitive market and the present financial crisis panorama has been promoting innovative forms of increasing efficiency in organisations. Very few studies have been carried out with the purpose of analysing the effect of emotionally intelligence leadership on the employees’ creativity (Zhou & George, 2003). For that reason, the present study has the purpose of analysing the relationship between emotional intelligence (EI) of leaders and the creativity of employees. Using an usual approach (crossing self-evaluation and evaluation by others) this study also aims to verify if the organisation’s environment has an mediating effect between EI leadership and the creativity of the employees. The sample consists of 66 pairs of “leader-employees” relationship that work in a health care organisation. Questionnaire’s data were collected by email. The results proof that there is relation between EI leadership and creativity of employees, particularly in what concerns empathy and self- encouragement and the creative performance of employees. It has been shown that the environment of the organisation doesn’t have a mediating effect between the two variables. |
Degree: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Capa.pdf | 140,41 kB | Adobe PDF | View/Open | |
O efeito da liderança emocionalmente inteligente na criatividade de liderados.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.