Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3943
Autoria: Seiceira, Filipa Sofia Pereira
Orientação: Barreiros, José Jorge
Data: 2010
Título próprio: Campanhas políticas on-line: Uma análise das estratégias dos candidatos a deputados às eleições legislativas de 2009
Referência bibliográfica: Seiceira, F. S. P. (2010). Campanhas políticas on-line: Uma análise das estratégias dos candidatos a deputados às eleições legislativas de 2009 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3943
Palavras-chave: Internet
Campanha eleitoral -- Election campaign
Eleições legislativas -- Legislative elections
Candidatos a deputados
Parliamentary candidates
Resumo: Desde meados dos anos 90 que os partidos políticos, nos mais variados países, têm vindo a apostar na sua presença on-line, especificamente na utilização a internet no âmbito das suas campanhas eleitorais. Este meio oferece muitas vantagens quer a partidos, quer a eleitores, mas a sua utilização pode ser influenciada por um conjunto de factores que inibem a sua utilização. O objectivo do presente trabalho é contribuir para a análise da utilização da internet em Portugal no âmbito das campanhas eleitorais procurando averiguar de que forma é que os candidatos a deputados às eleições legislativas de 2009 a utilizaram no âmbito da sua campanha e que factores influenciaram esta utilização. Procura-se aferir como a internet foi usada para chegar junto dos eleitores, comunicar com eles e conseguir o seu apoio, averiguar que características sócio-demográficas possuem os candidatos que efectuaram esta utilização, no sentido de constatar eventuais influências sócio-demográficas e investigar de que forma o ambiente eleitoral e partidário condicionaram o uso da internet na campanha. Os dados analisados mostram que a exploração deste meio por parte dos candidatos a deputados portugueses ainda é um pouco incipiente e muito concentrada na divulgação de informação, e com pouca exploração da interactividade com os eleitores. Também ficou patente que as características sócio-demográficas dos candidatos, a forma como estes organizam a sua campanha e as suas expectativas, bem como o partido político a que pertencem são factores que condicionam a utilização da internet nas campanhas.
Since the mid nineties, in several countries, political parties have been focusing on their online presence, specifically in the use of the internet in their election campaigns. The internet offers many advantages both to parties and voters, but its use may be inhibit by the influence of a number of barriers. The aim of this study is to analyze the Internet use in election campaigns in Portugal, trying to know how parliamentary candidates in the 2009 legislative elections used it as part of their campaign strategies, and also what were the factors that influence this use. It seeks to assess how the Internet was used to reach the voters, communicate with them and to obtain their support, and to know how the candidates’ socio-demographic characteristics and the electoral and partisan environment can be barriers in the use of the Internet in the electoral campaign. The data shows that, in Portugal, the exploitation of this medium by the parliamentary candidates is still a little weak and much focused on disseminating information, with little exploration of interactivity with voters. It also became clear that the socio-demographic characteristics of the candidates, how they organize their campaign and their expectations, as well as the political party they belong to are factors that influence Internet use in campaigns.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_filipa_pereira_seiceira.pdf
  Restricted Access
852,63 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.