Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/3943
Author(s): | Seiceira, Filipa Sofia Pereira |
Advisor: | Barreiros, José Jorge |
Date: | 2010 |
Title: | Campanhas políticas on-line: Uma análise das estratégias dos candidatos a deputados às eleições legislativas de 2009 |
Reference: | Seiceira, F. S. P. (2010). Campanhas políticas on-line: Uma análise das estratégias dos candidatos a deputados às eleições legislativas de 2009 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3943 |
Keywords: | Internet Campanha eleitoral -- Election campaign Eleições legislativas -- Legislative elections Candidatos a deputados Parliamentary candidates |
Abstract: | Desde meados dos anos 90 que os partidos políticos, nos mais variados países, têm
vindo a apostar na sua presença on-line, especificamente na utilização a internet no âmbito
das suas campanhas eleitorais. Este meio oferece muitas vantagens quer a partidos, quer a
eleitores, mas a sua utilização pode ser influenciada por um conjunto de factores que inibem a
sua utilização.
O objectivo do presente trabalho é contribuir para a análise da utilização da internet
em Portugal no âmbito das campanhas eleitorais procurando averiguar de que forma é que os
candidatos a deputados às eleições legislativas de 2009 a utilizaram no âmbito da sua
campanha e que factores influenciaram esta utilização. Procura-se aferir como a internet foi
usada para chegar junto dos eleitores, comunicar com eles e conseguir o seu apoio, averiguar
que características sócio-demográficas possuem os candidatos que efectuaram esta utilização,
no sentido de constatar eventuais influências sócio-demográficas e investigar de que forma o
ambiente eleitoral e partidário condicionaram o uso da internet na campanha.
Os dados analisados mostram que a exploração deste meio por parte dos candidatos a
deputados portugueses ainda é um pouco incipiente e muito concentrada na divulgação de
informação, e com pouca exploração da interactividade com os eleitores. Também ficou
patente que as características sócio-demográficas dos candidatos, a forma como estes
organizam a sua campanha e as suas expectativas, bem como o partido político a que
pertencem são factores que condicionam a utilização da internet nas campanhas. Since the mid nineties, in several countries, political parties have been focusing on their online presence, specifically in the use of the internet in their election campaigns. The internet offers many advantages both to parties and voters, but its use may be inhibit by the influence of a number of barriers. The aim of this study is to analyze the Internet use in election campaigns in Portugal, trying to know how parliamentary candidates in the 2009 legislative elections used it as part of their campaign strategies, and also what were the factors that influence this use. It seeks to assess how the Internet was used to reach the voters, communicate with them and to obtain their support, and to know how the candidates’ socio-demographic characteristics and the electoral and partisan environment can be barriers in the use of the Internet in the electoral campaign. The data shows that, in Portugal, the exploitation of this medium by the parliamentary candidates is still a little weak and much focused on disseminating information, with little exploration of interactivity with voters. It also became clear that the socio-demographic characteristics of the candidates, how they organize their campaign and their expectations, as well as the political party they belong to are factors that influence Internet use in campaigns. |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_filipa_pereira_seiceira.pdf Restricted Access | 852,63 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.