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http://hdl.handle.net/10071/3903
Autoria: | Abegão, Ana Margarida Roque Pereira |
Orientação: | Mozzicafreddo, Juan |
Data: | 2010 |
Título próprio: | Seguro social voluntário on-line |
Referência bibliográfica: | Abegão, A. M. R. P. (2010). Seguro social voluntário on-line [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3903 |
Palavras-chave: | Reforma administrativa -- Administrative reform TIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technology Simplificação Segurança social -- Social Security Simplification Trabalho de projeto -- Project work Mestrado |
Resumo: | Os constrangimentos orçamentais, as questões relacionadas com a qualidade dos
serviços públicos, a satisfação dos cidadãos e as novas tecnologias da informação e da
comunicação impõem à Administração novas formas de funcionamento.
Partindo-se desta exigência, com o projecto que se apresenta pretende-se a
implementação de um modelo que se traduza na modernização dos serviços do seguro
social voluntário da Segurança Social, mediante a introdução das tecnologias da
informação e da comunicação. Destaca-se aqui o serviço electrónico – Seguro Social
Voluntário on-line –, acessível através do site institucional, www.seg-social.pt, a partir
do qual os cidadãos terão acesso a uma série de serviços, tais como a inscrição e
cancelamento de inscrição neste regime contributivo, a emissão de comprovativos de
inscrição e cancelamento de inscrição, assim como um simulador do montante mensal a
pagar a título de contribuições.
Deste modo, visa-se, a nível dos procedimentos internos, uma aumento da
produtividade e eficiência dos processos, melhorando-se a qualidade dos serviços
prestados e aumentando-se, por essa via, a satisfação dos cidadãos. Procura-se, ainda,
através deste modelo o tratamento dos processos com uma maior transparência, equidade
e conformidade com a Lei, valores que são associados ao serviço público. Budget constraints, issues related to the quality of public services and the citizens’ level of satisfaction with the new information and communication technologies demand and impose on the Administration new ways to operate. Starting from this demand, the present project aims to implement a model which can translate into modernizing the services composing the voluntary social service insurance of the Social Security System, through the introduction of the information and communication technologies. We want to single out one electronic service – The Voluntary on-line Social Insurance – accessible through the institutional site, www.segsocial. pt, from which the citizens will have access to a range of services such as the enrolment and the annulment of the enrolment on this contributory regime, as well as to a simulator of the monthly amount necessary to pay as contributions to this system. It is therefore our goal, within the sphere of internal procedures, to achieve an increase on the level of efficiency and productivity of the processes, by which the quality of the services offered can be improved, as well as the citizen’s level of satisfaction. It is also our objective, when proposing this model, to be able to treat processes with more transparency, equity and conformity to the law, as these are values associated with public service. |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Pública |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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