Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3865
Author(s): Falcoeiras, Tiago
Advisor: Cardoso, Gustavo
Date: 2010
Title: Os novos modelos de mediação na indústria musical e o caso da Flor Caveira
Reference: Falcoeiras, T. (2010). Os novos modelos de mediação na indústria musical e o caso da Flor Caveira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3865
Keywords: Peer-to-peer
Indústria discográfica
Flor Caveira
Novas formas de distribuição e mediação musical
Phonographic industry
New distribution and mediation models
Abstract: Este texto pretende perceber se a indústria musical mudou com o aparecimento das novas tecnologias e a sua utilização. Para tal, descreve algumas das mudanças a nível de formas de consumo e estrutura da indústria causadas pelo advento da tecnologia MP3 e da banda larga; faz um breve historial das características e opiniões acerca dos peer-to-peer e dos downloads (legais ou ilegais) e as ameaças que estes trouxeram à indústria musical, nomeadamente discutindo a relação entre filesharing e quebra de vendas de álbuns. Confirma a mudança de paradigma, com a alteração do modelo de distribuição, que dá maior poder (de decisão) económico aos artistas e com a importância financeira crescente dos concertos ao vivo. A parte teórica termina com uma discussão sobre como os artistas devem estar presentes na internet. Termina-se o texto com o exemplo da Flor Caveira, tentando mostrar as novas oportunidades acima mencionadas. Esta editora nasceu na internet e usou este meio no seu percurso, da divulgação à distribuição, tendo tido sucesso mediático tem encontrado nalgumas formas mais clássicas de distribuição uma outra forma de seguir o seu caminho.
This text’s goal is to understand if the music industry changed with the appearance of new technologies and their use. It describes some of the musical industry’s changes in structure and consume, changes caused by the advent of MP3 technology and broad band. It discusses what peer-topeer and downloads (legal and illegal) are and what people think about them. It focuses on the threats that these present to the musical industry, namely the relationship between peer-to-peer and lower album sales. It stresses that a change occurred with a new distribution model, which endorses more economic power to the artists and a new financial status concert wise. The theoretical aspects end with a discussion about how musicians should be present on the internet. This work ends by analyzing Flor Caveira´s example, trying to prove the new opportunities that were mentioned before. This label was given birth on the internet and used it both to make known and distribute its work. Having achieved success in some more classic considered ways of distribution, it has found a way to make a path of its own.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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