Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3845
Author(s): Túlio, Paula Maria Santos Cabral Kopke
Advisor: Matos, Madalena
Date: 2010
Title: Trajectórias escolares em meio popular urbano: Estudo de caso
Reference: Túlio, P. M. S. C. K. (2010). Trajectórias escolares em meio popular urbano: Estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3845
Keywords: Educação -- Education
Desigualdade social -- Social inequality
Percursos escolares
Sucesso e insucesso escolar
Trajectórias escolares
Efeito de turma
Efeito de escola
School careers
Success and failure at school
School trajectories
The effect of class
The effect of school
Abstract: A presente investigação tem como base a análise de percursos escolares vividos por crianças de um meio popular em Lisboa O objectivo é analisar as trajectórias escolares nos três ciclos de ensino obrigatório para compreender e explicar o sucesso ou insucesso escolar vividos neste contexto social. Quis-se analisar a questão do (in)sucesso escolar tendo por base um estudo de caso que melhor permitisse, através de uma observação casuística e longitudinal, articular os efeitos do contexto socioeconómico da família com os efeitos propriamente escolares: “efeito escola” e “efeito turma”. Optou-se, assim pela análise e acompanhamento das trajectórias de uma coorte de alunos nascidos em 1994, desde a sua entrada no primeiro ano de escolaridade no 1º ciclo, em 2000-01, até ao final do ano lectivo 2008-09, num agrupamento escolar que serve a população de um bairro de habitação social de Lisboa.
This research is based on analysis of school courses experienced by children from a popular medium in Lisbon. The aim is to analyze the school trajectories in three cycles of compulsory education to understand and explain the success or failure rates experienced in social context. I wanted to explore the issue of (un) success based on a best case study that would allow, through an observation sample, and longitudinal joint effects of the economic circumstances of families with the proper school purposes, "school effect" and "class effect". We opted for the monitoring and analysis of the trajectories of a cohort of students born in 1994, from entering the first grade in the 1st cycle in 2000-01, by the end of the academic year 2008-09, a school group that serves a population of a social housing district of Lisbon
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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