Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3829
Author(s): Mata, Nelson Antunes
Advisor: Nascimento, Generosa do
Date: 2012
Title: Eco-senior resort: um resort a caminho da excelência
Reference: MATA, Nelson Antunes - Eco-senior resort: um resort a caminho da excelência [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3829>.
Keywords: Empreendorismo
EFQM
Plano de negócios
Sénior
Entrepreneurship
Business plan
Senior
Abstract: Este projecto apresenta uma abordagem ao empreendimento e à qualidade através de ferramentas da European Foudation for Quality Managment (EFQM). Esta abordagem baseia-se na projecção, em planeamento estratégico, de um empreendimento turístico, nomeadamente um Resort destinado ao segmento sénior. A necessidade de projectar um empreendimento deste tipo advém do desenvolvimento e aumento das tendências de mercado, como é o caso da geração baby-boomers, o qual se perspectiva para os próximos 20 anos um crescimento exponencial. Deste modo é necessário criar leques de ofertas diversificados e que complementam a procura. O trabalho realizado envolveu a análise do mercado, a definição de objectivos, criação de sistema de gestão com base nos factores críticos de sucesso e análise económica e financeira. Inicialmente é feita uma exposição dos conceitos teóricos. De seguida a segmentação do mercado e a caracterização das suas necessidades isolando os factores críticos de sucesso e desenvolvimento da trajectória estratégica apoiado com o sistema de gestão Balanced Scorecard. Finalmente, analisa-se a previsão económica e financeira da viabilidade do projecto e as respectivas conclusões.
This Project presents an approach to entrepreneurship and quality tools across the European Foundation for Quality Managment (EFQM). This approach is based on the projection of strategic planning in particularly a Resort in the senior segment. The need to design a project of this kind is based on increase and development of market trends, as in the case of the baby-boomer generation, which is intended to have an exponential growth over the next 20 years. Consequently it is necessary to create a great variety of diverse offerings and complement that demand. The work involved market analysis, setting goals, building management systems based on critical success factors and economic and financial analysis. We begin with a presentation of theoretical concepts. Subsequently, market segmentation and characterization of their needs by isolating the critical factors of success and development of strategic trajectory supported by the Balanced Scorecard management system. Finally, we analyze the forecasting economic and financial viability of the project and its conclusions.
Degree: Mestrado em Contabilidade
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ECOSENIORRESORT-NeslonMataISCTE-IUL2012Mestrado.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.