Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3786
Author(s): Correia, Carlos Manuel Rodrigues
Advisor: Costa, João Abrantes
Date: 2010
Title: Reestruturação, formulação e avaliação estratégica: ACR
Reference: Correia, C. M. R. (2010). Reestruturação, formulação e avaliação estratégica: ACR [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3786
Keywords: Gestão
Estratégias
Reestruturação -- Restructuring
Finanças da empresa
Management
Strategy
Turnaround
Corporate finance
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
Abstract: O presente projecto-empresa tem como finalidade apresentar e fundamentar uma estratégia de reestruturação/turnaround aplicada a uma empresa real, a ACR. Com base na revisão de literatura, na análise da envolvente externa – mediata e imediata, e na análise interna da empresa, foi definida uma estratégia de reestruturação do negócio, tendo em vista o seu crescimento por via da diversificação em conglomerado. A formulação da estratégia implicou a definição da visão e missão, a definição dos objectivos gerais e por cada departamento, e as respectivas estratégias, sempre com o intuito de potenciar o crescimento do negócio através da combinação positiva de pontos fortes e oportunidades e procurando minimizar a combinação negativa de ameaças e fraquezas. Da avaliação económica e financeira resulta a conclusão de que a estratégia é viável pelos métodos do Valor Actual Líquido (VAL), Taxa Interna de Rentabilidade (TIR), Período de Recuperação do Investimento (PRI) e Valor Actual Líquido Ajustado (VALA).
The purpose of this work (project/company) was to present and validate one strategy of re-structuration/turnaround applied to a real company, ACR. Based on bibliographic research, external analysis of the surrounding – indirect and direct, and internal company analysis was defined one strategy to re-structure business, having the concern is increase by diversification in conglomerate. For the formulation of the strategy was necessary to define a vision and mission, general objectives, for each department with their own strategies, always with intention to improve business progress through the positive combination of strengths and opportunities and trying to minimize negative combination of threats and weaknesses. From economic and financial evaluation results the conclusion that the strategy is feasible by the methods of Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), Payback Period and Adjusted Net Present Value (ANPV).
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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