Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3767
Autoria: Ribeiro, Eunice Maria de Menezes Machado
Orientação: Torres, Anália
Data: 2009
Título próprio: Relação escola-família: Articulação das perspectivas sobre os modos de relação entre professores, encarregados de educação e alunos
Referência bibliográfica: Ribeiro, E. M. de M. M. (2009). Relação escola-família: Articulação das perspectivas sobre os modos de relação entre professores, encarregados de educação e alunos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3767
Palavras-chave: Relação escola-família
Modos de relação
Professoras do 1ºciclo
Encarregados de educação
Criança -- Child
Family-school relationship
Modes for
Teachers of the 1st cycle
Responsible for education
Resumo: A presente investigação tem como pano de fundo a relação entre a escola, a criança e a família, evidenciando a sua importância na educação e formação das crianças e a necessidade de desenvolver esforços conjuntos tendo em vista uma educação participada. Do ponto de vista teórico, as vantagens de uma colaboração estreita entre as escolas e as famílias através de um diálogo aberto e permanente é tão importante quanto difícil. O estudo aqui apresentado identifica, através das entrevistas realizadas em cinco escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, as várias opiniões das professoras, alunos e encarregados de educação. Interpretamos as entrevistas, através de uma análise descritiva e interpretativa baseada nas categorias e subcategorias que organizámos com as opiniões sobre as concepções de relação Escola – Família, vantagens e desvantagens da participação dos pais, o que facilita e o que dificulta a participação dos pais, os tipos de envolvimento parental e o poder do professor e do aluno. Os resultados obtidos permitiram reflectir sobre os modos de relação entre professores, alunos e encarregados de educação.
This research has the background to the relationship between the school, the child and family, emphasizing its importance in education and training of children and the need for joint efforts towards participatory education. From the theoretical point of view, the advantages of close cooperation between schools and families through an open and ongoing dialogue is given, but appears to be contradictory and unequal dialogue or even nonexistent. The study presented here identified through interviews conducted in five schools in the 1st cycle of basic education, the various views of teachers, students and parents. Interpret the interviews, through a descriptive and interpretative analysis based on the categories and subcategories that organized with the views on: the school – family, participation of parents in school life, the advantages of parent involvement, which facilitates and which hinders the participation of parents, the types of partnership, and finally the power of the teacher and student. The results led to reflect on the modes of relationship between teachers, students and parents.
Designação do grau: Mestrado em Família e Sociedade
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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