Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3767
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTorres, Anália-
dc.contributor.authorRibeiro, Eunice Maria de Menezes Machado-
dc.date.accessioned2012-08-23T10:29:58Z-
dc.date.available2012-08-23T10:29:58Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-07por
dc.identifier.citationRibeiro, E. M. de M. M. (2009). Relação escola-família: Articulação das perspectivas sobre os modos de relação entre professores, encarregados de educação e alunos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3767pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/3767-
dc.description.abstractA presente investigação tem como pano de fundo a relação entre a escola, a criança e a família, evidenciando a sua importância na educação e formação das crianças e a necessidade de desenvolver esforços conjuntos tendo em vista uma educação participada. Do ponto de vista teórico, as vantagens de uma colaboração estreita entre as escolas e as famílias através de um diálogo aberto e permanente é tão importante quanto difícil. O estudo aqui apresentado identifica, através das entrevistas realizadas em cinco escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, as várias opiniões das professoras, alunos e encarregados de educação. Interpretamos as entrevistas, através de uma análise descritiva e interpretativa baseada nas categorias e subcategorias que organizámos com as opiniões sobre as concepções de relação Escola – Família, vantagens e desvantagens da participação dos pais, o que facilita e o que dificulta a participação dos pais, os tipos de envolvimento parental e o poder do professor e do aluno. Os resultados obtidos permitiram reflectir sobre os modos de relação entre professores, alunos e encarregados de educação.por
dc.description.abstractThis research has the background to the relationship between the school, the child and family, emphasizing its importance in education and training of children and the need for joint efforts towards participatory education. From the theoretical point of view, the advantages of close cooperation between schools and families through an open and ongoing dialogue is given, but appears to be contradictory and unequal dialogue or even nonexistent. The study presented here identified through interviews conducted in five schools in the 1st cycle of basic education, the various views of teachers, students and parents. Interpret the interviews, through a descriptive and interpretative analysis based on the categories and subcategories that organized with the views on: the school – family, participation of parents in school life, the advantages of parent involvement, which facilitates and which hinders the participation of parents, the types of partnership, and finally the power of the teacher and student. The results led to reflect on the modes of relationship between teachers, students and parents.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectRelação escola-famíliapor
dc.subjectModos de relaçãopor
dc.subjectProfessoras do 1ºciclopor
dc.subjectEncarregados de educaçãopor
dc.subjectCriança -- Childpor
dc.subjectFamily-school relationshippor
dc.subjectModes forpor
dc.subjectTeachers of the 1st cyclepor
dc.subjectResponsible for educationpor
dc.titleRelação escola-família: Articulação das perspectivas sobre os modos de relação entre professores, encarregados de educação e alunospor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameMestrado em Família e Sociedade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_eunice_machado_ribeiro.pdf
  Restricted Access
482,97 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.