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http://hdl.handle.net/10071/3696
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Title: Emigração de quadros, formação superior e desenvolvimento: o caso de Moçambique
Authors: Costa, Ana Bénard da
Keywords: fuga de cérebros
desenvolvimento
ensino superior
Moçambique
Brain drain
development
higher education
Mozambique
Issue Date: Apr-2009
Abstract: A formação superior, a fuga de cérebros e o desenvolvimento constituem os temas centrais deste artigo centrado em Moçambique. Estes temas são abordados sob diferentes ângulos, de forma a captar quer as principais linhas teóricas que actualmente informam os estudos sobre essas temáticas, quer a complexidade da realidade social e das estratégias dos actores que a vivem. Desta forma apresenta-se, inicialmente, o estado da arte em relação à problemática da fuga de cérebros, relacionando-a com o aumento da mobilidade e da concorrência internacional de, e por, estudantes universitários. Conclui-se esta parte com um breve apontamento sobre aquilo que desta problemática se aferiu em relação a Moçambique. Seguidamente, e tendo por base histórias de vida de moçambicanos com formação superior que são agentes de desenvolvimento no seu país de origem, abordam-se questões que se prendem com as identidades familiares desses quadros e com os critérios de legitimação das elites em Moçambique, relacionando este último aspecto com as problemáticas do desenvolvimento e do ensino superior.
Higher education, brain drain and development are the main subjects of this article focused on Mozambique. They are addressed from different perspectives in order to capture the main lines that currently inform theoretical studies regarding these issues, as well as the complexity of social reality and social actors strategies. First, the author presents the state of the art of the brain drain issue, relating it to increased mobility and international competition for university students and among them. This part of the text is concluded with some brief notes regarding information collected in Mozambique. Based on life stories of Mozambicans with university degrees and who are also development agents in their own country, the second part of this article addresses topics on these people s family identities and the criteria for the legitimacy of Mozambique s elites, relating this aspect to development and higher education.
Peer reviewed: Sim
URI: http://hdl.handle.net/10071/3696
ISSN: 1980-6248
Appears in Collections:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

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