Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3606
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorProença, Reinaldo-
dc.contributor.authorCoelho, Sónia Patrícia Borges Trindade-
dc.date.accessioned2012-06-01T14:11:12Z-
dc.date.available2012-06-01T14:11:12Z-
dc.date.issued2012-06-01-
dc.date.submitted2010por
dc.identifier.citationCoelho, S. P. B. T. (2010). Percepção e comportamento dos consumidores Portugueses relativamente aos medicamentos genéricos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/3606pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/3606-
dc.descriptionTrabalho de projeto-
dc.description.abstractSabendo-se o clima actual de crise económica e social que estamos vivendo no nosso país ao nível dos vários sectores, compreende-se a importância dos medicamentos genéricos numa política de contenção de despesa no âmbito dos cuidados primários de saúde, nomeadamente na área dos medicamentos (éticos e genéricos): “Generic medicines provide high quality medicines at affordable prices. Therefore, they provide the opportunity for major savings in health care expenditure…”(Trade and External Affairs Committee of the European Parliament,2001). Embora em crescimento exponencial nos últimos seis anos, os genéricos representam ainda uma quota de mercado a nível nacional aquém das expectativas e desejos por parte do Ministério da Saúde. Como tal, importa conhecer algumas das causas que concorrem para tal situação. Tendo presentes outras causas já detectadas para a baixa prescrição (Rego e outros, 2001; Proença R., 2003; Figueiras e tal., 2008) e consumo (Figueiras e tal., 2007) dos mesmos, nesta investigação propusemo-nos a olhar para o consumidor devido ao papel cada vez mais relevante e activo que o mesmo apresenta. Deste modo verificámos através da realização de um questionário a utentes do Algarve, Lisboa e arredores e Porto e arredores e subsequente tratamento estatístico, que o comportamento do consumidor é resultado da sua percepção de risco percebido e risco total acerca dos medicamentos genéricos, que a sua experiência e as fontes de informação são também variáveis fundamentais que em última análise determinam se um consumidor tem intenção ou não de solicitar a prescrição e/ou compra de um medicamento genérico. Sendo que, os resultados apontam para relações positivas acerca dos parâmetros atrás mencionados.por
dc.description.abstractBeing aware of the current climate of economic and social crisis we are living in our country at the various sectors, we can understand the importance of generic drugs on a policy of containment of expenditure within the primary health care, namely in the area of drugs (ethical and generic): "Generic medicines provide high quality medicines at affordable prices. Therefore, they provide the opportunity for major savings in health care expenditure..." (Trade and External Affairs Committee of the European Parliament, 2001). Though exponentially growing in the last six years, generics still represent a market share on a national level below the expectations and wishes of the Ministry of Health. Therefore, it is significant to know some of the causes contributing to this situation. Mindful of other causes already identified for the low prescription (Rego and others 2001; Proenca R., 2003, Figueiras et al., 2008) and consumption (Figueiras et al., 2007) of these, in this investigation we decided to look at consumers considering the increasingly important and active role that they represent. Thus, we have verified by carrying out a questionnaire to users of the Algarve, Lisbon and Porto and surrounding area and subsequent statistical analysis, that consumer behaviour is a result of the perception of perceived risk and total risk concerning generic drugs, that their experience and information sources are also key variables that, ultimately, determine if a consumer intends or not to request the prescription and/or purchase of a generic drug. Given that, the results indicate a positive relationship about the parameters mentioned above.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMedicamento genéricopor
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behaviorpor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectRisco -- Riskpor
dc.subjectGeneric medicinespor
dc.subjectPerceptionpor
dc.titlePercepção e comportamento dos consumidores Portugueses relativamente aos medicamentos genéricospor
dc.title.alternativePerceção e comportamento dos consumidores Portugueses relativamente aos medicamentos genéricos-
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços de Saúde-
dc.subject.jelM30-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_sonia_trindade_coelho.pdf3,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.