Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35972
Author(s): Gromicho, Rafael Costa
Advisor: Pires, Jorge Herminio da Silva Dias
Alturas, Bráulio Alexandre Barreira
Date: 2-Dec-2025
Title: A influência dos sistemas de informação na produtividade e no processo de venda no retalho do setor automóvel
Reference: Gromicho, R. C. (2025). A influência dos sistemas de informação na produtividade e no processo de venda no retalho do setor automóvel [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35972
Keywords: Setor automóvel -- Automobile sector
Sistema de informação -- Information system
Venda -- Sale
Produtividade -- Productivity
Experiência do cliente
Customer experience
Abstract: A facilidade de acesso ao mundo tecnológico pela população em geral conduziu a grandes mudanças no meio empresarial e o setor automóvel não foi exceção. Nos últimos anos, assistiu-se à digitalização dos processos de negócio e à mudança do comportamento do consumidor o que obrigou as marcas a repensarem o seu modelo de negócio e a forma como abordam os clientes. O aumento da utilização de canais digitais no processo de compra e venda de veículos exige que os concessionários adotem soluções tecnológicas capazes de integrar e otimizar tanto a gestão interna como a experiência do consumidor. Os Sistemas de Informação (SI) apresentam-se como ferramentas estratégicas, permitindo não apenas ganhos de eficiência e produtividade, mas também a criação de novas formas de interação com o consumidor. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo principal analisar todo o processo de compra de uma viatura automóvel nova, assim como eventuais benefícios de produtividade e eficiência e por fim foi apresentada uma proposta híbrida focada na componente digital de forma a comprometer o cliente e transformar a compra numa experiência diferenciadora e envolvente. Como conclusão, tornou-se evidente que a transformação digital exige às empresas do setor o desenvolvimento de um processo tecnológico e hiperpersonalizado, baseado em tecnologia capaz de captar os interesses do cliente e de fazer o respetivo acompanhamento de forma produtiva e eficaz.
The growing accessibility of technology has profoundly transformed the business environment, and the automotive sector is no exception. In recent years, the digitalization of business processes and the shift in consumer behavior have compelled brands to rethink their business models and customer engagement strategies. The increasing use of digital channels in vehicle sales requires dealerships to adopt technological solutions capable of integrating and optimizing both internal management and customer experience. Information Systems (IS) emerge as strategic tools, enabling not only efficiency and productivity gains but also new forms of interaction with consumers. This study aimed to analyze the process of purchasing a new car, assess potential improvements in efficiency and productivity, and propose a hybrid model that emphasizes the digital component to engage customers and create a more differentiated and engaging experience. The findings highlight that digital transformation in the automotive retail sector requires the development of hyper-personalized technological processes, leveraging emerging technologies to capture customer interests and ensure effective and productive follow-up.
Department: Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Degree: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_rafael_costa_gromicho.pdf
  Restricted Access
5,53 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.