Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35766
Author(s): Arroyo, José Germano Francisco
Advisor: Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Date: 29-Oct-2025
Title: “Pedalar como Campeões”: Descobrir um mundo sobre rodas, uma campanha para o aumento de utilizadores
Reference: Arroyo, J. G. F. (2025). “Pedalar como Campeões”: Descobrir um mundo sobre rodas, uma campanha para o aumento de utilizadores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35766
Keywords: Plano de comunicação
Desporto -- Sport
Saúde
Mobilidade -- Mobility
Marketing de experiência
Communication plan
Health
Experiential marketing
Abstract: Este Trabalho de Projeto de Mestrado tem como principal objetivo fomentar e aumentar o número de filiados nas federações desportivas de Portugal que envolvam o uso de uma bicicleta, além de aumentar o número de utilizadores de bicicleta no país. A revisão de literatura que antecedeu a realização do plano de comunicação proposto, introduz a implementação de uma campanha publicitária integrada com um evento de Marketing de Experiência, de modo a construir uma relação duradoura e fiel com o público-alvo que, por sua vez, é fundamental para o sucesso a longo prazo de experiências de valor acrescentado. Este trabalho de projeto culminou com a elaboração de uma proposta de Plano de comunicação ponderado a 12 meses que procura transmitir à população portuguesa e residente em Portugal a ideia de que a bicicleta é mais do que um simples objeto, representando uma oportunidade para adotar hábitos de vida saudáveis e contribuir uma mobilidade rodoviária mais amigo do ambiente.
This Master's Project has the primary objective of fostering and increasing the number of affiliated members in Portuguese sports federations that involve the use of a bicycle, as well as increasing the number of bicycle users in the country. The literature review that preceded the proposed communication plan's creation introduces the implementation of an integrated advertising campaign with an experiential marketing event. This approach aims to build a lasting and loyal relationship with the target audience, which, in turn, is fundamental for the long-term success of value-added experiences. This project culminated in the development of a proposed 12-month communication plan that seeks to convey to the Portuguese population and residents in Portugal the idea that a bicycle is more than just a simple object. It represents an opportunity to adopt healthy lifestyle habits and contribute to more environmentally friendly road mobility.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_jose_francisco_arroyo.pdf
  Restricted Access
1,14 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.