Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/35741| Autoria: | Pereira, Maria Leonor Pinto de Oliveira Cardoso |
| Orientação: | Borges, Vera |
| Data: | Nov-2025 |
| Título próprio: | Em cena pela transformação!: O caso do Projeto PANOS, do Teatro Nacional D. Maria II |
| Referência bibliográfica: | Pereira, M. L. P. de O. C. (2025). Em cena pela transformação!: O caso do Projeto PANOS, do Teatro Nacional D. Maria II [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35741 |
| Palavras-chave: | Teatro Nacional D. Maria II Projeto PANOS Teatro para os jovens Educação -- Education D. Maria II National Theatre PANOS Project Theatre for young people Cultura -- Culture |
| Resumo: | Este trabalho de investigação procura explorar o envolvimento dos jovens na prática do teatro, e como esta é incentivada pelas escolas e pelas instituições culturais portuguesas, como o Teatro Nacional D. Maria II. Para o fazer, utilizou-se um projeto de teatro juvenil, desenvolvido por esta instituição, intitulado PANOS - "Palcos Novos, Palavras Novas". A revisão da literatura apresentada deu a conhecer alguns estudos já realizados sobre a importância do teatro para os jovens e enquadrou os benefícios do teatro na sua vida. A metodologia que seguimos é qualitativa, enquadra-se nas estratégias PAR ("Participatory Active Research"), que privilegiam diferentes papeis para a investigadora-entrevistadora e diferentes tipos de entrevistas: (i) individuais e exploratórias, para conhecer o terreno da pesquisa; (ii) coletivas e semiestruturadas, para compreender as opiniões e perceções da equipa do teatro TNDM II e da encenadora do grupo de teatro de uma Escola, localizada em Lisboa; e (iii) grupos de discussão, semiestruturados, mas com abertura suficiente para dar voz aos jovens e descrever, com detalhe, as suas perceções sobre as experiências vividas no PANOS. Conclui-se que todos os intervenientes, do TNDMII, a professora e as jovens participantes, da Escola, valorizam as competências formativas e sociais da experiência de participação no PANOS, mas esperam melhorar fraquezas e limites, a cada nova edição. This research paper seeks to explore the commitment of young people in the practice of theatre, and how it is encouraged by schools and by cultural institutions in Portugal, like the case of D. Maria II National Theatre. To do so, a youth theatre project developed by this institution was used, entitled PANOS - "Palcos Novos, Palavras Novas". The literature review presented revealed some studies already conducted on the importance of theatre for young people and framed the benefits of theatre in their lives. The methodology we follow is qualitative and falls within the PAR (Participatory Active Research) strategies, which favour different roles for the researcher-interviewer and different types of interviews: (i) individual and exploratory, to familiarise oneself with the research field; (ii) collective and semi-structured interviews, to understand the opinions and perceptions of the TNDM II theatre team and the director of a school theatre group located in Lisbon, and (iii) semi-structured focus groups, open enough to give young people a voice and describe in detail their perceptions of the experiences at PANOS. It can be concluded that all those involved, from TNDMII, the teacher and the young participants from the school, value the educational and social skills gained from participating in PANOS, but hope to improve on weaknesses and limitations with each new edition. |
| Designação do Departamento: | Departamento de História |
| Designação do grau: | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| master_maria_cardoso_pereira.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons












