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http://hdl.handle.net/10071/35727Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Sousa, Inês Carneiro e | - |
| dc.contributor.author | Gonçalves, Francisca Lindo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-11T12:53:44Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-11T12:53:44Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-28 | - |
| dc.date.submitted | 2025-09 | - |
| dc.identifier.citation | Gonçalves, F. L. (2025). O impacto da sobrequalificação percebida no sucesso na carreira dos jovens em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35727 | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/35727 | - |
| dc.description.abstract | Num contexto em que se assiste a uma massificação do Ensino Superior, principalmente no grupo etário dos jovens, não acompanhada pelo desenvolvimento dos setores de produção e serviços de alta tecnologia, o fenómeno da sobrequalificação tem vindo a despertar um crescente interesse na investigação e no debate público. Posto isto, a presente investigação teve como objetivo analisar os impactos da sobrequalificação percebida, especificamente no sucesso na carreira dos jovens em Portugal, distinguindo as dimensões objetiva e subjetiva, bem como explorar os efeitos moderadores da autonomia no trabalho e da instrumentalidade ocupacional. A investigação teve como base as respostas de uma amostra de jovens em Portugal, com pelo menos Licenciatura e um ano de antiguidade na mesma empresa, recolhidas através de um questionário. Para testar as hipóteses apresentadas, foram utilizadas análises descritivas, correlacionais e de regressão. Os dados revelaram que a sobrequalificação percebida está negativamente associada com o sucesso subjetivo na carreira, no entanto, não apresenta uma relação significativa com o sucesso objetivo, pelo que não foi possível retirar conclusões relativamente ao seu impacto neste tipo de sucesso. A autonomia no trabalho revelou uma associação positiva com o sucesso subjetivo e objetivo na carreira, enquanto a instrumentalidade ocupacional apenas apresentou uma associação positiva com o sucesso subjetivo. Contudo, nenhuma das variáveis demonstrou um efeito de moderação na relação entre a sobrequalificação percebida e o sucesso na carreira. Este estudo destaca a importância de se olhar para a sobrequalificação como um desafio estrutural que pode comprometer a satisfação profissional dos indivíduos. | por |
| dc.description.abstract | In a context where higher education is becoming increasingly widespread, particularly among young people, without being matched by the development of high-tech production and service sectors, the phenomenon of overqualification has been attracting growing interest in research and public debate. Nevertheless, this research aimed to analyse the impact of perceived overqualification, specifically on the career success of young people in Portugal, distinguishing between objective and subjective dimensions, as well as to explore the moderating effects of autonomy at work and occupational instrumentality in these relationships. The research was based on the responses of a sample of young people in Portugal, with at least a bachelor's degree and one year of seniority in the same company, collected through a questionnaire. Descriptive, correlational and regression analyses were used to test the hypotheses presented. The data revealed that perceived overqualification is negatively associated with subjective career success, but does not have a significant relationship with objective success, so it was not possible to draw conclusions about its impact on this type of success. Autonomy at work demonstrated a positive association with subjective and objective career success, while occupational instrumentality only showed a positive association with subjective success. However, none of the variables showed a moderating effect on the relationship between perceived overqualification and career success. This study highlights the importance of looking at overqualification as a structural challenge that can compromise individuals' job satisfaction. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Sobrequalificação | por |
| dc.subject | Sobrequalificação percebida | por |
| dc.subject | Sucesso subjetivo na carreira | por |
| dc.subject | Sucesso objetivo na carreira | por |
| dc.subject | Autonomia no trabalho | por |
| dc.subject | Instrumentalidade ocupacional | por |
| dc.subject | Overqualification | por |
| dc.subject | Perceived overqualification | por |
| dc.subject | Subjective career success | por |
| dc.subject | Objective career success | por |
| dc.subject | Autonomy at work | por |
| dc.subject | Occupational instrumentality | por |
| dc.title | O impacto da sobrequalificação percebida no sucesso na carreira dos jovens em Portugal | por |
| dc.type | masterThesis | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.identifier.tid | 204029546 | por |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade | por |
| iscte.subject.ods | Trabalho digno e crescimento económico | por |
| thesis.degree.department | Departamento de Sociologia | por |
| Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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