Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/35689| Author(s): | Braga, Taísa Ramalho |
| Advisor: | Matias, Ana Raquel |
| Date: | Oct-2025 |
| Title: | Percepções de imigrantes adultos sobre os cursos de português e suas trajetórias no mercado de trabalho em Portugal: Um estudo de caso do "Lisbon Project" |
| Reference: | Autor, A. A. (2025). Percepções de imigrantes adultos sobre os cursos de português e suas trajetórias no mercado de trabalho em Portugal: Um estudo de caso do "Lisbon Project" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35689 |
| Keywords: | Educação de adultos imigrantes Curso de português Integração socioprofissional Educação não formal -- Non-formal education Adult immigrant education Portuguese course Socio-professional integration |
| Abstract: | Esta estudo de caso analisa as perceções de imigrantes adultos sobre a influência dos cursos de português do "Lisbon Project" em suas trajetórias de integração socioprofissional em Portugal.
Através de uma abordagem qualitativa exploratória baseada em entrevistas semiestruturadas, investigou-se como a aprendizagem da língua, articulada a serviços complementares e redes de sociabilidade, se relaciona com autonomia, pertencimento e acesso a oportunidades laborais.
Os resultados apontam que o português funciona como vetor simbólico e prático de inclusão, porém sua eficácia é limitada quando trabalhado de forma isolada, sendo potencializada pela articulação com apoio à empregabilidade, orientação jurídica e reconhecimento de competências prévias.
A participação nos cursos também ampliou redes informais que reforçam coesão comunitária. Persistem, contudo, desafios estruturais, nomeadamente, alto custo de vida, não reconhecimento de qualificações anteriores, discriminação, ausência de mediação linguística, que evidenciam a necessidade de políticas intersetoriais e mudanças institucionais, superando narrativas de responsabilização individual dos migrantes.
A pesquisa contribui para uma compreensão multidimensional da aprendizagem linguística como processo formativo, relacional e político, e oferece subsídios para aprimorar práticas de integração, especialmente em contextos não formais. This case study analyses adult immigrants' perceptions of the influence of Lisbon Project Portuguese language courses on their socio-professional integration trajectories in Portugal. Using an exploratory qualitative approach based on semi-structured interviews. It was investigated how language learning, combined with complementary services and social networks, relates to autonomy, belonging and access to job opportunities. The results indicate that Portuguese functions as a symbolic and practical vector of inclusion, but its effectiveness is limited when worked in isolation, being enhanced by articulation with support for employability, legal guidance, and recognition of prior skills. Participation in the courses also expanded informal networks that reinforce community cohesion. However, structural challenges persist, namely high cost of living, non-recognition of previous qualifications, discrimination, and lack of linguistic mediation, which highlight the need for intersectoral policies and institutional changes, overcoming narratives of individual responsibility of migrants. The research contributes to a multidimensional understanding of language learning as a formative, relational, and political process and offers insights for improving integration practices, especially in non-formal contexts. |
| Department: | Departamento de Economia Política |
| Degree: | Mestrado em Estudos do Desenvolvimento |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| master_taisa_ramalho_braga.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License












