Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/35617| Autoria: | Harayashiki, Juliana Valentim Menezes, Marluci Pina, Silvia Mikami |
| Data: | Nov-2025 |
| Título próprio: | A (in)visibilidade do rio na percepção e representação da paisagem em Santa Bárbara D’oeste (Brasil) |
| Título da revista: | CIDADES, Comunidades e Territórios |
| Número: | 50 |
| Paginação: | 19-39 |
| Referência bibliográfica: | Harayashiki, J. V., Menezes, M. & Pina, S. M. (2025). A (in)visibilidade do rio na percepção e representação da paisagem em Santa Bárbara d’Oeste (Brasil). Sociologia, Problemas e Práticas, (50), 19-39. https://doi.org/10.15847/cct.40931 |
| ISSN: | 2182-3030 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.15847/cct.40931 |
| Palavras-chave: | Percepção e valorização da paisagem Memória -- Memory Mapa participativo Paisagem urbana Adolescente Educação -- Education Perception and appreciation of landscape Participatory map Urban landscape Teenagers |
| Resumo: | A percepção de uma paisagem indicia as relações entre comunidade, memória, imaginário, afetividade e seu território. Estas relações ajudam a captar a imagem e identidade da paisagem, além de nos aproximar de processos de regeneração da paisagem que contemplem abordagens participativas. Com o objetivo de analisar a percepção das paisagens fluviais de Santa Bárbara d’Oeste - São Paulo/Brasil, este trabalho analisa duas experiências de mapas participativos de rios urbanos, envolvendo estudantes do ensino médio da rede pública na cidade. Para isto foram utilizados mapas participativos, dentro do contexto da cartografia social, com abordagem fenomenológica. Esse método permitiu identificar a percepção dos participantes, as escalas de conexão, afetividade, assim como os níveis de conhecimento geral, geográfico, espacial e territorial. Constatou-se a invisibilidade dos rios na paisagem; a desconexão entre o ambientes urbano e o natural; fricções e dissociações espaciais entre digital e o analógico; a existência anônima das águas e o grande desafio de educar para a salvaguarda planeta. O papel do mapa participativo, com a combinação de recursos digitais e analógicos, destacou-se por aprimorar processos de percepção, valorização e representação da paisagem. Sublinhando, ainda, sua relevância para sensibilizar coletivamente acerca de componentes menos reconhecidos da paisagem, como os rios. Nota-se um potencial interesse na inclusão e/ou evidenciação da temática da paisagem fluvial no currículo escolar. As contribuições destacadas podem fomentar diretrizes e planos urbanos. The perception of a landscape provides valuable insights into the relationships between community, memory, imagination, affection, and territory. These relationships play a key role in shaping the image and identity of the landscape and bring us closer to landscape regeneration processes that embrace participatory approaches. With the aim of analyzing the perception of the riverscapes of Santa Bárbara d’Oeste - São Paulo/Brazil, this work analyzes two experiences of participatory maps of urban rivers, involving high school students from the public school system in the city. This approach enabled the identification of participants’ perceptions, the scales of connection and affectivity, and the levels of general, geographical, spatial, and territorial knowledge. Key issues identified include the invisibility of rivers in the perception of the landscape; the disconnection between urban and natural environments; frictions and spatial dissociations between digital and analog representations; anonymous existence of waterways and the pressing challenge of educating communities to protect the planet were also highlighted. The participatory mapping process, which integrates digital and analog resources, proved effective in enhancing perception, appreciation, and representation of the landscape. Its relevance lies in its ability to collectively raise awareness about overlooked landscape components, such as rivers. Furthermore, there is significant potential in incorporating or emphasizing the topic of riverscapes within school curricula. These insights offer valuable contributions toward developing urban planning and policy guidelines sensitive to water and its integrative potential in shaping landscapes and territories. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| article_hdl35617.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












