Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35617
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHarayashiki, Juliana Valentim-
dc.contributor.authorMenezes, Marluci-
dc.contributor.authorPina, Silvia Mikami-
dc.date.accessioned2025-11-24T13:08:01Z-
dc.date.available2025-11-24T13:08:01Z-
dc.date.issued2025-11-
dc.identifier.citationHarayashiki, J. V., Menezes, M. & Pina, S. M. (2025). A (in)visibilidade do rio na percepção e representação da paisagem em Santa Bárbara d’Oeste (Brasil). Sociologia, Problemas e Práticas, (50), 19-39. https://doi.org/10.15847/cct.40931por
dc.identifier.issn2182-3030por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35617-
dc.description.abstractA percepção de uma paisagem indicia as relações entre comunidade, memória, imaginário, afetividade e seu território. Estas relações ajudam a captar a imagem e identidade da paisagem, além de nos aproximar de processos de regeneração da paisagem que contemplem abordagens participativas. Com o objetivo de analisar a percepção das paisagens fluviais de Santa Bárbara d’Oeste - São Paulo/Brasil, este trabalho analisa duas experiências de mapas participativos de rios urbanos, envolvendo estudantes do ensino médio da rede pública na cidade. Para isto foram utilizados mapas participativos, dentro do contexto da cartografia social, com abordagem fenomenológica. Esse método permitiu identificar a percepção dos participantes, as escalas de conexão, afetividade, assim como os níveis de conhecimento geral, geográfico, espacial e territorial. Constatou-se a invisibilidade dos rios na paisagem; a desconexão entre o ambientes urbano e o natural; fricções e dissociações espaciais entre digital e o analógico; a existência anônima das águas e o grande desafio de educar para a salvaguarda planeta. O papel do mapa participativo, com a combinação de recursos digitais e analógicos, destacou-se por aprimorar processos de percepção, valorização e representação da paisagem. Sublinhando, ainda, sua relevância para sensibilizar coletivamente acerca de componentes menos reconhecidos da paisagem, como os rios. Nota-se um potencial interesse na inclusão e/ou evidenciação da temática da paisagem fluvial no currículo escolar. As contribuições destacadas podem fomentar diretrizes e planos urbanos.por
dc.description.abstractThe perception of a landscape provides valuable insights into the relationships between community, memory, imagination, affection, and territory. These relationships play a key role in shaping the image and identity of the landscape and bring us closer to landscape regeneration processes that embrace participatory approaches. With the aim of analyzing the perception of the riverscapes of Santa Bárbara d’Oeste - São Paulo/Brazil, this work analyzes two experiences of participatory maps of urban rivers, involving high school students from the public school system in the city. This approach enabled the identification of participants’ perceptions, the scales of connection and affectivity, and the levels of general, geographical, spatial, and territorial knowledge. Key issues identified include the invisibility of rivers in the perception of the landscape; the disconnection between urban and natural environments; frictions and spatial dissociations between digital and analog representations; anonymous existence of waterways and the pressing challenge of educating communities to protect the planet were also highlighted. The participatory mapping process, which integrates digital and analog resources, proved effective in enhancing perception, appreciation, and representation of the landscape. Its relevance lies in its ability to collectively raise awareness about overlooked landscape components, such as rivers. Furthermore, there is significant potential in incorporating or emphasizing the topic of riverscapes within school curricula. These insights offer valuable contributions toward developing urban planning and policy guidelines sensitive to water and its integrative potential in shaping landscapes and territories.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDINÂMIA'CET-Isctepor
dc.relationUID/3127/2025por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPercepção e valorização da paisagempor
dc.subjectMemória -- Memorypor
dc.subjectMapa participativopor
dc.subjectPaisagem urbanapor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectEducação -- Educationpor
dc.subjectPerception and appreciation of landscapepor
dc.subjectParticipatory mappor
dc.subjectUrban landscapepor
dc.subjectTeenagerspor
dc.titleA (in)visibilidade do rio na percepção e representação da paisagem em Santa Bárbara D’oeste (Brasil)por
dc.title.alternativeThe (in)visibility of the river in the perception and representation of landscape in Santa Bárbara d’Oeste (Brazil)por
dc.typearticlepor
dc.pagination19-39por
dc.peerreviewedyespor
dc.number50por
degois.publication.issue50-
degois.publication.titleCIDADES, Comunidades e Territórios-
dc.description.versionpublicadapor
dc.identifier.doi10.15847/cct.40931por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.journalCIDADES, Comunidades e Territóriospor
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl35617.pdf1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.