Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35586
Autoria: Pereira, Alice da Costa
Orientação: Bilro, Ricardo Jorge Godinho
Data: 24-Out-2025
Título próprio: Designing a creative process model for start-ups
Referência bibliográfica: Pereira, A. da C. (2025). Designing a creative process model for start-ups [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35586
Palavras-chave: Criatividade -- Creativity
Creative process
Startup
Inovação organizacional -- Organizational innovation
Turismo -- Tourism
Ipik.travel
Processo criativo
Resumo: This project investigates the development of a step-by-step creative process model designed for start-ups like Ipik.travel. Observing creativity as a learnable and dynamic process, rather than an attribute or a concept. The creative process integrates macro and micro stages of the process, in order to build a comprehensive and learnable framework. The collected data was conducted through interviews and qualitative data of the company in question, followed by an extensive literature review of the subject. The final framework not only assists in supporting internal innovation of Ipik.travel but also enriches academic literature by providing a replicable and quantifiable model and map of the creative process.Este projeto visa analisar o modelo do processo criativo, concebido para startups como a Ipik.travel.
Este modelo analisa a criatividade como um processo dinâmico e passível de ser aprendido, em detrimento de um atributo ou objecto. Deste forma, o processo criativo integra etapas macro e micro, a fim de construir uma estrutura abrangente e passível de ser aprendida. Os dados recolhidos foram obtidos através de entrevistas e dados qualitativos da empresa em questão, seguidos de uma extensa revisão da literatura sobre o assunto. A estrutura final, o mapa creativo, não só ajuda a apoiar a inovação e creatividade interna da Ipik.travel, como também pode ser adaptado para empresas com diferentes modelos e enriquece a literatura académica, fornecendo um modelo e um mapa replicáveis e quantificáveis do processo criativo.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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