Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35494
Author(s): Vilhena, Catarina Pardete
Advisor: Pinho, Ana Filipa Antunes
Date: 3-Oct-2028
Title: Plano de comunicação estratégica para a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal
Reference: Vilhena, C. P. (2025). Plano de comunicação estratégica para a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35494
Keywords: Comunicação organizacional -- Organizational communication
Gestão estratégica da comunicação
ESCE/IPS
Strategic communication management
Abstract: O presente trabalho de projeto visa contribuir para a reflexão sobre a importância da comunicação nas instituições de ensino superior portuguesas, propondo o desenvolvimento do primeiro plano de comunicação estratégica orientado para a unidade orgânica Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. A sua relevância a nível de investigação deve-se à oportunidade de explorar a comunicação estratégica em instituições de ensino superior portuguesas. Por sua vez, a escolha da unidade orgânica deve-se ao facto de existir maior reconhecimento da importância da comunicação na instituição em causa, com descentralização da comunicação pelas diversas unidades orgânicas, e pela sua dimensão em comunidade e atividades comunicativas. A metodologia utilizada foi qualitativa, tendo-se traduzido em análise documental e na realização e análise de três entrevistas a indivíduos responsáveis pela aprovação de estratégias de comunicação na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. No final, pretende-se que a presente proposta de plano de comunicação corresponda às necessidades críticas identificadas na unidade orgânica e que promova uma reflexão sobre a importância, e estruturação, dos serviços de comunicação e das suas práticas institucionais.
This project aims to contribute to the study of the importance of strategic communication in Portuguese higher education institutions by proposing the development of the first strategic communication plan for the School of Business Administration of the Polytechnic of Setúbal. Its relevance in terms of research is due to the opportunity to explore strategic communication in these institutions. Additionally, the organic unit was chosen because there is greater recognition of the importance of communication in the institution in question, with the communication being decentralised among the various organic units, as well as its size in terms of community and communication activities. The methodology used is qualitative, namely document analysis and conducting three interviews with individuals responsible for approving communication strategies at the School of Business Administration of the Polytechnic of Setúbal. This proposal for a strategic communication plan is intended to meet the critical needs identified in the organic unit and to promote a reflection on the importance, as well as the structuring, of communication services and their institutional practices.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Embargoed Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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